Iniciada em 20 de julho do ano passado, a obra do túnel de Taguatinga completa seis meses nesta quarta-feira (20) com 14% dos trabalhos executados. A previsão de entrega é para o segundo semestre de 2022, a um custo de R$ 275,7 milhões, com financiamento da Caixa Econômica Federal. Diariamente, passam pelo local cerca de 135 mil veículos.
Desde o início dos trabalhos, a obra transformou a rotina de Taguatinga, com tapumes, guindastes, tratores, contêineres e centenas de profissionais trabalhando no canteiro de obras. Ao todo, serão gerados 1,7 mil empregos diretos durante esses dois anos.
Desde o início do ano, segundo o Consórcio Novo Túnel, responsável pelos trabalhos, foram executadas as paredes do túnel, chamadas de paredes diafragma; a mureta guia, que tem como função guiar o guindaste Clam Shell para esse trabalho, e os serviços de concretagem do túnel.
A previsão é de que em fevereiro seja feita a demolição da passarela de acesso à estação do Metrô, com a execução das paredes diafragma Sul/Norte/Central, e a execução da parede diafragma Sul, em um trecho de 450 metros. Em março, os trabalhos continuam nas paredes diafragma, responsáveis por estabilizar as paredes da cavidade da obra.
“O túnel vai beneficiar, além da cidade, moradores de Ceilândia, Sol Nascente/Pôr do Sol e Samambaia”, ressalta o secretário de Obras, Luciano Carvalho. “Vai mudar radicalmente o trânsito na região. Além disso, terá forte impacto nos negócios e na valorização de áreas em Taguatinga e região”, completa o administrador regional, Bispo Renato Andrade, que costuma visitar a obra a cada dez dias.
“Claro que o transtorno existe e alguns comerciantes tiveram algum tipo de prejuízo, mas é temporário. Quando a obra for concluída, teremos mais investimentos, mais empregos, trazendo mais dinheiro para cá. O que está ocorrendo é uma grande transformação no centro de Taguatinga”, concluiu Bispo Renato.
Veja, na arte abaixo, o que já foi feito na obra e o que está em andamento: