O que você deve comer para gerar filhos saudáveis?

BSB Capital 23/07/2022 às 9:00, Atualizado em 28/07/2022 às 18:19

Alimentação dos genitores influencia a saúde da prole

Foto: Divulgação

Caroline Romeiro (*)

É isso mesmo. A forma como os seus pais viveram e como eles se alimentaram teve influência na sua saúde. A ciência chama isso de “Epigenética”. São variações não genéticas adquiridas ao longo da vida.

É como se fossem marcas que ficam no nosso DNA como consequência do estilo de vida, que fará com que alguns genes sejam expressos ou não. Isso pode proteger ou favorecer o desenvolvimento de doenças nas gerações futuras, pois você passará o seu material genético para os seus filhos.

Então, a partir de hoje, se você pretende ter filhos, é bom cuidar da sua alimentação e praticar exercícios de forma regular. Se você fuma, pare de fumar! Afinal, a partir de agora você sabe que essas mudanças farão bem para você e para os seus futuros filhos.

Vários nutrientes são capazes de interagir com nosso genes. A essa influência chamamos de Nutrigenética.  A nutrição é portanto, muito mais do que algumas pessoas imaginam – ou seja, apenas para “matar a fome”.

A nutrição tem se destacado cada vez mais na prevenção de doenças, e desde antes do nascimento. Claro que você pode mudar esses fatores ao longo da sua vida, se mantiver uma alimentação saudável e rica especialmente em frutas e vegetais.

Esses alimentos são grandes moduladores dos nossos genes, e trazem proteção, por promoverem um ambiente celular saudável. Ah…e que fique claro: não somente a alimentação da mãe é importante, mas também a alimentação do pai! Ambos têm essa responsabilidade com as gerações futuras.

Então, se você pretende ser pai ou mãe, ainda dá tempo de fazer uma programação metabólica para gerar filhos saudáveis. 

(*) Presidente do Conselho Regional de Nutricionistas 1ª Região

Instagram: @carolromeiro_nutricionista

Leia mais em Brasília Capital

Deixe um comentário

Rolar para cima