Ir para o conteúdo
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
Facebook X-twitter Instagram
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa

Artigo

O primeiro imparável

  • Elias Santana
  • 31/03/2018
  • 14:56

Compartilhe:

Imparável: palavra formada por 9 letras, mas 8 fonemas (em função do dígrafo vocálico “im”); polissílaba; paroxítona (acentuada, por ser terminada em L); neologismo, estruturado pelo acréscimo do prefixo -in (negação) e do sufixo -el (responsável por formar adjetivos a partir de verbos) ao radical “parar”; morfologicamente, pode funcionar como adjetivo ou substantivo:

  • O homem imparável realiza grandes obras. (Adjetivo)
  • O imparável merece o nosso reconhecimento. (Substantivo)

Enquanto adjetivo, pode, sintaticamente, funcionar como adjunto adnominal (como ocorre em 1) ou predicativo do sujeito;

  • Eu sou imparável!

enquanto substantivo, pode ser núcleo de diversas estruturas sintáticas – sujeito (como em 2), objetos, aposto, vocativo, agente da passiva.

  • Eu conheço o imparável. (Objeto direto)
  • Eu convivo com o imparável! (objeto indireto)
  • Jesus, o imparável, deixou o seu exemplo para a humanidade. (aposto)

Para fazer a análise semântica, vou me apoiar em um trecho de Pe. Antônio Vieira, retirado do Sermão da Terceira Dominga do Advento:

“Quando lhe perguntavam quem era, respondeu o que fazia; porque cada um é o que faz, e não é outra cousa. As cousas definem-se pela essência: o Batista definiu-se pelas ações; porque as ações de cada um são a sua essência. Definiu-se pelo que fazia para declarar o que era.”

Segundo Vieira, uma pessoa se define por seus atos. Como “imparável” é um atributo advindo de um verbo, ele só pode fazer referências aos que, por meio de ações, revelam tal comportamento. É como definiu Gabriel Granjeiro: referente ao que não para; diz-se do que não é possível parar ou suspender. Note: o imparável é o que não para e não permite que alguém o pare. Ainda não é um vocábulo dicionarizado, mas não há impedimentos para que um dia o seja.

Por trás de tanta complexidade linguística, há algo socialmente mais brilhante: querer ser, todos os dias, imparável.

A data nos faz lembrar que, muito antes da concepção informal do verbete, alguém já reunia todas essas características: Jesus.

Para alguns, o Salvador; para todos, um exemplo. Jesus nos mostra que ser imparável está além de lutar incansavelmente por si e pelos seus, mas, sobretudo, garantir que todos possam também alcançar a imparabilidade. Ele, no mistério da cruz, revelou que, para os imparáveis, a vitória é uma consequência. Tê-lo como referência (uma das ou a referência) significa estar comprometido com a composição de um testemunho capaz de edificar a nossa sociedade! Feliz Páscoa!

Compartilhe essa notícia:

Picture of Elias Santana

Elias Santana

Colunas

Orlando Pontes

Caiado é o cara

Caroline Romeiro

Carnaval com saúde

José Matos

Umbanda: religião brasileira e cristã – II

Júlio Miragaya

O chororô da Unidos da Papuda

Tersandro Vilela

Lula defende Sul Global na regulação tecnológica

Júlio Pontes

Lula virou samba e pode pagar caro por isso?

Últimas Notícias

Agenda cheia no DF: música, humor e feijoada agitam o fim de semana

20 de fevereiro de 2026

Brasil mira Índia para turbinar produção de remédios e tecnologia no SUS

20 de fevereiro de 2026

Desemprego no DF atinge menor nível desde 2012

20 de fevereiro de 2026

Carro é esmagado em batida tripla no Eixinho Sul; dois ficam feridos

20 de fevereiro de 2026

Newsletter

Siga-nos

Facebook X-twitter Instagram

Sobre

  • Anuncie Aqui
  • Fale Conosco
  • Politica de Privacidade
  • Versão impressa
  • Expediente
  • Anuncie Aqui
  • Fale Conosco
  • Politica de Privacidade
  • Versão impressa
  • Expediente

Blogs

  • TV BSB Notícias
  • Pelaí
  • Nutrição
  • Chico Sant’Anna
  • Espiritualidade
  • TV BSB Notícias
  • Pelaí
  • Nutrição
  • Chico Sant’Anna
  • Espiritualidade

Colunas

  • Geral
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Geral
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
Facebook X-twitter Instagram
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso

© Copyright 2011-2026 Brasília Capital Produtora e Editora de Jornais e Revistas LTDA.