A França multou, por esses dias, o Google, em 250 milhões de euros. A punição se refere à utilização do noticiário de outros veículos em suas plataformas. Não deve ser dinheiro que assuste a big tech, mas é um alerta para que não seja descumprido acordo recém-firmado entre a empresa e a mídia. Incluindo aí os poderosos veículos americanos.
Ao contrário do que fazem os chamados influencers (que, parece, divulgam suas mensagens tirando informação do próprio cérebro), o Google – segundo a acusação – usa material produzido por jornais, rádios, TVs, sites, e o que mais se enquadre na definição de mídia, as empresas que pagam a seus colaboradores para a apuração de notícias, entrevistas e tudo o que advém deste trabalho.
Especula-se agora nas redes se os influencers poderão receber as mesmas sanções que o Google, caso continuem a divulgar suas ideias pela internet.
Parece que não. Afinal, ao contrário do Google, as opiniões ali divulgadas quase sempre carecem de amparo na realidade dos fatos.