O exercício resistido com levantamento de peso já era praticado em Roma e na Grécia antiga, mas não existem registros precisos de quando essa prática surgiu. O fisiculturismo emergiu na Europa no final do século XIX, e nesse mesmo período também ocorreram as primeiras manifestações de halterofilismo no Brasil, mais especificamente com a chegada de imigrantes alemães.
- Advertisement -
O fisiculturismo, ou culturismo, além de ser considerado um esporte, é visto como a forma mais efetiva de fortalecer e desenvolver os músculos do corpo. Como modalidade esportiva, demonstra-se um incrível esforço atlético envolvido em treinar e desenvolver o físico para prepará-lo para uma competição, utilizando-se movimentos para demonstrar o tamanho muscular em uma proporção equilibrada dentro de padrões e regras estabelecidas. É o máximo que um atleta atinge de sua musculatura corporal associado à definição extrema.
Muita gente não vê com bons olhos essa modalidade, principalmente por não compreender a prática. Confesso que eu fazia parte do grupo que desconhecia esse esporte.
Há vinte anos existe o Arnold Sports Festival, nos Estados Unidos. O evento leva o nome do famoso ator e político Arnold Schwarzenegger, anfitrião da competição. Este ano, tivemos a terceira edição do Arnold Classic Brasil, no Rio de Janeiro, e eu tive a oportunidade de participar de cursos que aconteceram paralelamente à feira e às competições.
Certamente mudei muitos dos meus conceitos e passei a respeitar muito os atletas dessa modalidade, que, como tantos outros, abrem mão de muitas coisas buscando o primeiro lugar.
Leia Mais:
Cuide do seu intestino, ele pode mudar sua saúde!
Para ganhar músculo é preciso descansar…
- Advertisement -
Alimentação ajuda a combater gripes e resfriados? Mito ou verdade?