Fiel escudeiro da ministra Nísia Trindade, o secretário-executivo do Ministério da Saúde, Swendenberger Barbosa, o Berger, sempre que possível acompanha a agenda da chefe. Durante a 16ª reunião do Fórum Nacional dos Governadores, em Brasília, ele ajudou a preparar o balanço sobre os avanços da nova fase do Programa Mais Acesso a Especialistas.
Modernização – Berger explica que o PMAE marca a modernização do Sistema Único de Saúde (SUS) com foco na redução de filas, maior eficiência no atendimento e integração entre as atenções primária e especializada. “Estão sendo investidos R$ 2,4 bilhões nas áreas de oncologia, cardiologia, oftalmologia, otorrinolaringologia e ortopedia”, diz ele.
Adesão – A nova etapa também aproveita a experiência bem-sucedida do Programa Nacional de Redução de Filas (PNRF) e conta com um investimento de R$ 1,2 bilhão para as cirurgias eletivas. “Os 26 estados e o DF aderiram ao programa, com quase 98% dos municípios integrados ao esforço coletivo para ampliar o acesso à saúde especializada”. As portarias assinadas por Nísia garantem a liberação de 30% do valor dos planos de ação regionais para todos os estados e o DF.