Neymar e seu pai podem ser processados por suposta fraude contra o DIS, fundo que administrava parte dos direitos federativos do craque do Barcelona. Segundo informações da \”Agência EFE\” nesta terça-feira, a Procuradoria da Audiência Nacional da Espanha solicitou à Justiça que seja aberto o processo contra ambos.
O juiz José de la Mata recebeu o parecer favorável apresentado pelo procurador José Perais sobre envolvimento de Neymar e seu pai em uma possível sonegação ao fundo que detinha 40% dos direitos e afirma não ter recebido o valor real da transferência em 2013, quando o jogador saiu do Santos para o Barça.
De acordo com o que noticiara a rádio \”Cadena SER\”, a promotoria \”considera que uma vez praticadas todas as diligências de investigação, deveriam ser indiciados Neymar, seus pais, os ex-presidente de Barcelona e Santos (Sandro Rosell e Odilio Rodrigues), além dos dois clubes como instituições e a empresa dos pais do astro”, como reproduz o catalão \”Sport\”.
O diário espanhol reitera que Neymar e o pai são acusados de corrupção nos negócios (artigos 286 e 288 do código penal da Espanha), com penas que variam de seis meses a dois anos de prisão, além do pagamento de severas multas.