O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) responsabilizou os procuradores da força-tarefa da Operação Lava Jato pela morte sua mulher, Marisa Letícia Lula da Silva. Em fevereiro deste ano, a ex-primeira dama foi internada em decorrência de um aneurisma no cérebro e morreu. A declaração foi dada à rádio 95.1 FM, de Currais Novos, no Rio Grande do Norte.
“Esses meninos da Operação Lava Jato têm responsabilidade na morte dela. Acho que tem. Você não pode dedicar uma vida inteira a cuidar dos filhos, a fazer política de solidariedade, e de repente ser taxada de corrupta da forma mais banal possível, da forma mais cretina possível. Não tem explicação. Esses meninos criaram uma mentira, fizeram Power Point da mentira, e agora não sabem como sair da história”, disse o ex-presidente.
A ex-primeira dama era ré em duas ações penais: a da reforma do tríplex no Guarujá feita pela OAS e pela suposta compra de um terreno para o Instituto Lula feita pela Odebrecht. Marisa era acusada de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. As ações contra ela foram arquivadas pelo juiz Sérgio Moro após em razão de sua morte.}