Há poucos dias foi confirmada a etapa da Fórmula Indy 2015 em Brasília. É mais um grande evento que consolida a importância da capital federal como polo esportivo do país.
No entanto, não devemos esquecer que, em agosto do ano passado, o Governador Agnelo divulgou com o mesmo estardalhaço a realização de uma etapa do Mundial de MotoGP 2014 também em Brasília. E voltou atrás, visto que o autódromo Nelson Piquet não receberá as reformas necessárias até o segundo semestre deste ano.
A Indy é um grande espetáculo, mas em termos de emoção, não chega perto da motovelocidade. Neste domingo, no Catar, ocorreu a abertura do campeonato, com três provas: Moto 3 (com participação pífia do brasileiro Éric Granado), Moto 2 e Moto GP.
O atual campeão, Marc Márquez, confirmou o favoritismo na categoria principal, vencendo a prova, apenas dois décimos de segundo à frente do veterano heptacampeão, “The Doctor” Valentino Rossi.
Este ano, o mundial de motovelocidade promete ser bem mais equilibrado, pois o regulamento implementou várias regras que nivelam as duas principais equipes de fábrica – Honda e Yamaha – às chamadas satélites, que têm equipamento e orçamento bem inferior.
O que se viu, mais uma vez, foi um show de ultrapassagens, quedas e disputas, ao contrário das sonolentas disputas das principais categorias do automobilismo.
Para os aficionados, segue o calendário com as próximas provas do mundial de motociclismo, que é transmitido pelo canal fechado Sportv:
- 13/04 – Austin (EUA)
- 27/04 – Termas de Rio Hondo (Argentina)
- 04/05 – Jerez (Espanha)
- 18/05 – Le Mans (França)
- 01/06 – Mugello (Itália)
- 15/06 – Catalunya (Espanha)
- 28/06 – Assen (Holanda)
- 13/07 – Sachsenring (Alemanha)
- 10/08 – Indianápolis (EUA)
- 17/08 – Brno (República Tcheca)
- 31/08 – Silverstone (Inglaterra)
- 14/09 – Misano (San Marino)
- 28/09 – Aragón (Espanha)
- 12/10 – Motegi (Japão)
- 19/10 – Phillip Island (Austrália)
- 26/10 – Sepang (Malásia)
- 09/11 – Valencia (Espanha)