Pesquisa feita pela Colectta – Instituto de Pesquisa e Estatística, divulgada na quinta-feira (18), traz um nome que ainda não se declarou candidato: Manoel de Andrade, presidente do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF). Manoelzinho, como é conhecido, aparece com 3,2% das intenções de voto na corrida pela cadeira hoje ocupada pelo governador Ibaneis Rocha (MDB).
Ex-distrital e ex-secretário de Administração do DF, Manoelzinho é um dos últimos discípulos do ex-governador falecido Joaquim Roriz, com quem tinha grande amizade e dividiu boa parte da vida pública – ele, inclusive, foi indicado por Roriz para a vaga de conselheiro do TCDF, em 2000.
Em julho, Manoelzinho havia feito um raio-x sobre a situação na saúde da capital federal, em entrevista ao Brasília Capital. “Os hospitais são campos de guerra. Não é falta de dinheiro, é falta de gestão. Até junho deste ano, já haviam sido desembolsados mais de R$ 7 bilhões para a saúde. Uma coisa é certa: o dinheiro está sendo mal aplicado”, disparou, mas garantiu, naquele momento, “não ser candidato a nada”. A ver se ele manterá a posição, considerando que faltam cerca de 10 meses para as eleições de 2026.
A pesquisa
No cenário estimulado para o Governo do Distrito Federal, a vice-governadora Celina Leão (PP) desponta como favorita, com 30,6% das intenções de voto. Em segundo lugar, aparece o ex-governador José Roberto Arruda (PSD), com 16,3%, que ainda depende do aval da Justiça para concorrer devido a condenação por corrupção, no escândalo que ficou conhecido como Mensalão do DEM. Na sequência, estão Leandro Grass (PT), com 8,4%, Paula Belmonte (PSDB), com 5,4%, e Ricardo Cappelli (PSB), com 4,2%.
A pesquisa também revela um cenário ainda aberto: 16% dos entrevistados afirmaram votar em branco, nulo ou em nenhum candidato, enquanto 13,6% disseram não saber em quem votar.