O número de vagas para estudantes estrangeiros na Rússia aumentará quase 30%, anunciou a vice-ministra russa da Educação e Ciência, Ludmila Ogorodova. “A ministra e eu tomamos a decisão de aumentar a cota para estudantes estrangeiros. Solicitamos 50 mil vagas, um aumento próximo a 30%”, disse Ogorodova. Atualmente, a Rússia dispõe de 150 mil vagas para alunos do exterior.
Segundo a vice-ministra, as universidades estão prontas para receber o novo volume de estudantes estrangeiros. “Investimentos em ciência e educação ao longo dos últimos anos nos permitiram criar plataformas para a formação de estrangeiros em muitas universidades na Rússia e desenvolver programas em inglês”, acrescentou.
Demanda – Medicina, engenharia, farmacêutica e tecnologia da informação são as disciplinas mais procuradas por quem deseja estudar no país. O governo, então, está mexendo na legislação para levar os estudantes do exterior para a Rússia.
Para simplificar a obtenção de vistos para todo o período de estudos, foi também proposta uma emenda à lei para que os alunos que se matriculam em uma universidade russa não precisem enviar seus documentos por duas vezes para obter um visto. Desta maneira, poderiam usar o visto obtido antes de serem oficialmente estudantes.
Bolsas – A Rússia relançou em setembro de 2016 uma plataforma (veja no site http://russia.study) para ajudar estrangeiros que queiram uma bolsa para estudar em uma universidade no país. O portal facilita a escolha da instituição conforme o perfil e a inscrição on-line no processo. Para o banco de dados de “As melhores universidades russas: escolha a sua” foram selecionadas 207 universidades das quase 900 existentes no país. O registro é feito no site http://russia.study/registration.
} else {