Ir para o conteúdo
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
Facebook X-twitter Instagram
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa

Geral

Luta antirracista e pelo fim da violência contra as mulheres

  • Sindicato dos Professores do DF
  • 11/11/2022
  • 08:00

Compartilhe:

Campanha dos 21 Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência Contra as Mulheres - Foto: Reprodução Sinpro/DF

Campanha dos 21 Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência Contra as Mulheres – Foto: Reprodução Sinpro/DF

Vanessa Galassi

As salas de cinema do shopping Liberty Mall veicularão, em novembro, um vídeo do Sinpro-DF sobre o Mês da Consciência Negra e a campanha dos 21 Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência Contra as Mulheres. A peça tem pouco mais de um minuto e promove, por meio de palavras e olhares, reflexões sobre as duas datas. O vídeo é parte das ações realizadas pelo Sinpro-DF neste mês.

Mês da Consciência Negra

No dia 20, é comemorado o Dia da Consciência Negra. A data faz referência à morte do líder Zumbi, do Quilombo dos Palmares, em 1695. É um dia para refletir e para escancarar as relações de desigualdade entre brancos de negros no Brasil.

“É um dia de luta. Nós, negras e negros, somos diariamente atacados por uma estrutura racista. Recebemos menos; somos os que mais morrem; os mais violentados pela polícia; os mais encarcerados. Mas, sobretudo, somos nós que fazemos este País. Negros e negras também são reis e rainhas, príncipes e princesas, guerreiros e guerreiras; somos cientistas, analistas políticos; somos professores”, lembra a coordenadora de Assuntos de Raça e Sexualidade do Sinpro-DF, Márcia Gilda.

Para marcar o Mês da Consciência Negra, o Sinpro-DF lançará o “Caderno de Apoio para Práticas Pedagógicas de Enfrentamento e Combate ao Racismo na Escola”. O material foi produzido graças aos esforços do professor Adeir Ferreira Alves e das professoras Aldenora Conceição de Macedo e Elna Dias Cardoso, que cederam ao Sinpro os diretos autorais sobre a publicação. A data e o local de lançamento serão informados em breve.

21 dias de ativismo

Desde 1991, anualmente, organizações do mundo inteiro que defendem os direitos das mulheres realizam a campanha 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres. O objetivo é conscientizar a população para prevenir e eliminar os diferentes tipos de agressão cometidos contra meninas e mulheres.

Internacionalmente, a campanha começa em 25 de novembro, Dia Internacional da Eliminação da Violência contra as Mulheres, e termina no dia 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos, totalizando 16 dias de ativismo. No Brasil, a campanha começa no dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, para enfatizar a dupla discriminação sofrida pelas mulheres negras.

Para somar na campanha dos 21 Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência Contra as Mulheres, com o lema “Aprendizado hoje, prática amanhã”, o Sinpro programou uma série de atividades que serão realizadas nas escolas e nas ruas do DF.

Leia mais em Brasília Capital

Compartilhe essa notícia:

Picture of Sindicato dos Professores do DF

Sindicato dos Professores do DF

Colunas

Orlando Pontes

Vídeo: Leila é vaiada no Torneio Arimateia

Caroline Romeiro

EUA redescobrem o óbvio: comida de verdade no centro do prato

José Matos

Inveja. Livre-se dela

Júlio Miragaya

A grandeza das cidades médias brasileiras

Tesandro Vilela

SUS aposta em IA para modernizar saúde pública

Júlio Pontes

Você precisa saber o que é desincompatibilização

Últimas Notícias

Drama premiado e aventuras: as estreias da semana no cinema e nos streamings

12 de janeiro de 2026

Luziânia terá base aérea policial para atender ocorrências do Entorno

12 de janeiro de 2026

Corrida de Reis abre inscrições com 20 mil vagas no DF

12 de janeiro de 2026

Quase 2 mil presos não retornam às cadeias após “saidinha” de Natal

12 de janeiro de 2026

Newsletter

Siga-nos

Facebook X-twitter Instagram

Sobre

  • Anuncie Aqui
  • Fale Conosco
  • Politica de Privacidade
  • Versão impressa
  • Expediente
  • Anuncie Aqui
  • Fale Conosco
  • Politica de Privacidade
  • Versão impressa
  • Expediente

Blogs

  • TV BSB Notícias
  • Pelaí
  • Nutrição
  • Chico Sant’Anna
  • Espiritualidade
  • TV BSB Notícias
  • Pelaí
  • Nutrição
  • Chico Sant’Anna
  • Espiritualidade

Colunas

  • Geral
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Geral
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
Facebook X-twitter Instagram
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso

© Copyright 2011-2025 Brasília Capital Produtora e Editora de Jornais e Revistas LTDA.