Vanessa Galassi
As salas de cinema do shopping Liberty Mall veicularão, em novembro, um vídeo do Sinpro-DF sobre o Mês da Consciência Negra e a campanha dos 21 Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência Contra as Mulheres. A peça tem pouco mais de um minuto e promove, por meio de palavras e olhares, reflexões sobre as duas datas. O vídeo é parte das ações realizadas pelo Sinpro-DF neste mês.
Mês da Consciência Negra
No dia 20, é comemorado o Dia da Consciência Negra. A data faz referência à morte do líder Zumbi, do Quilombo dos Palmares, em 1695. É um dia para refletir e para escancarar as relações de desigualdade entre brancos de negros no Brasil.
“É um dia de luta. Nós, negras e negros, somos diariamente atacados por uma estrutura racista. Recebemos menos; somos os que mais morrem; os mais violentados pela polícia; os mais encarcerados. Mas, sobretudo, somos nós que fazemos este País. Negros e negras também são reis e rainhas, príncipes e princesas, guerreiros e guerreiras; somos cientistas, analistas políticos; somos professores”, lembra a coordenadora de Assuntos de Raça e Sexualidade do Sinpro-DF, Márcia Gilda.
Para marcar o Mês da Consciência Negra, o Sinpro-DF lançará o “Caderno de Apoio para Práticas Pedagógicas de Enfrentamento e Combate ao Racismo na Escola”. O material foi produzido graças aos esforços do professor Adeir Ferreira Alves e das professoras Aldenora Conceição de Macedo e Elna Dias Cardoso, que cederam ao Sinpro os diretos autorais sobre a publicação. A data e o local de lançamento serão informados em breve.
21 dias de ativismo
Desde 1991, anualmente, organizações do mundo inteiro que defendem os direitos das mulheres realizam a campanha 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres. O objetivo é conscientizar a população para prevenir e eliminar os diferentes tipos de agressão cometidos contra meninas e mulheres.
Internacionalmente, a campanha começa em 25 de novembro, Dia Internacional da Eliminação da Violência contra as Mulheres, e termina no dia 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos, totalizando 16 dias de ativismo. No Brasil, a campanha começa no dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, para enfatizar a dupla discriminação sofrida pelas mulheres negras.
Para somar na campanha dos 21 Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência Contra as Mulheres, com o lema “Aprendizado hoje, prática amanhã”, o Sinpro programou uma série de atividades que serão realizadas nas escolas e nas ruas do DF.