Ir para o conteúdo
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
Facebook X-twitter Instagram
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa

Meio Ambiente, Polícia

Lula abre Cúpula de Líderes da COP30

  • Nathália Guimarães
  • 06/11/2025
  • 16:00

Compartilhe:

Foto: Ricardo Stuckert / PR

Nathália Guimarães

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva abriu, nesta quinta-feira (6), em Belém (PA) a Cúpula de Líderes da COP30, com a presença de chefes de Estado e representantes de mais de 40 países. O evento antecede a conferência do clima da ONU, que começa na segunda-feira (10). Em seu discurso, Lula afirmou que esta será “a COP da verdade” e pediu que os líderes mundiais tenham coragem e determinação para enfrentar a crise climática.

“Esta Cúpula de Líderes é uma inovação que trazemos ao universo das COPs. As convergências já são conhecidas. Nosso objetivo será enfrentar as divergências. As palavras ditas aqui serão a bússola da jornada a ser percorrida por nossas delegações nas próximas duas semanas. Por isso, a COP30 será a COP da verdade. É hora de levar a sério os alertas da ciência e decidir se teremos ou não a coragem e a determinação necessárias para transformá-la”, afirmou o presidente.

Realizada pela primeira vez em uma cidade amazônica, a COP30 marca um momento simbólico para o Brasil. “Queríamos que o mundo visse de perto o que é a Amazônia, o seu povo, sua natureza e sua cultura. No imaginário mundial, não há símbolo maior da causa ambiental do que a floresta amazônica. Aqui vivem milhões de pessoas e centenas de povos indígenas, cujas vidas são atravessadas pelo falso dilema entre prosperidade e preservação”, disse.

O presidente também citou o Acordo de Paris, assinado há dez anos, reconhecendo os avanços, mas cobrando ações mais firmes. “Graças ao Acordo, nos afastamos dos prognósticos que previam um aumento de até cinco graus na temperatura média global até o fim do século. Provamos que a mobilização coletiva gera resultados”.

Outro ponto alto do discurso foi o alerta para o impacto das desigualdades e das tensões geopolíticas. Para o petista, rivalidades estratégicas e conflitos armados desviam a atenção e drenam os recursos que deveriam ser canalizados para o enfrentamento do aquecimento global.

A Cúpula segue até sexta-feira (7), com três plenárias temáticas e o lançamento do Fundo Florestas Tropicais para Sempre, voltado ao apoio financeiro de países que abrigam grandes áreas de floresta tropical, como o Brasil e outras nações amazônicas. “Cerca de 170 países foram credenciados para participar presencialmente da COP30, contrariando muitas pessoas que não acreditavam ser possível trazer uma COP para este local”, comemorou Lula.

Compartilhe essa notícia:

Picture of Nathália Guimarães

Nathália Guimarães

Colunas

Orlando Pontes

Galípolo almoçou com Vorcaro antes da falência do Banco Master

Caroline Romeiro

Janeiro Branco: cuidar da mente é um ato de saúde

José Matos

Derrotas são lições

Júlio Miragaya

A ojeriza da burguesia a Lula e ao PT

Tesandro Vilela

Quando a comida grita e a informação cala

Júlio Pontes

Manzoni é o distrital que mais cresceu no Instagram

Últimas Notícias

Exposição, samba e corrida: o que fazer em Brasília até domingo (1º)

30 de janeiro de 2026

De elefante branco a casa do futebol nacional

30 de janeiro de 2026

Fim de semana esportivo altera trânsito e segurança no DF

30 de janeiro de 2026

Com premiação recorde, Fla e Timão decidem Supercopa no Mané Garrincha

30 de janeiro de 2026

Newsletter

Siga-nos

Facebook X-twitter Instagram

Sobre

  • Anuncie Aqui
  • Fale Conosco
  • Politica de Privacidade
  • Versão impressa
  • Expediente
  • Anuncie Aqui
  • Fale Conosco
  • Politica de Privacidade
  • Versão impressa
  • Expediente

Blogs

  • TV BSB Notícias
  • Pelaí
  • Nutrição
  • Chico Sant’Anna
  • Espiritualidade
  • TV BSB Notícias
  • Pelaí
  • Nutrição
  • Chico Sant’Anna
  • Espiritualidade

Colunas

  • Geral
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Geral
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
Facebook X-twitter Instagram
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso

© Copyright 2011-2025 Brasília Capital Produtora e Editora de Jornais e Revistas LTDA.