Não reclame da vida. Reclame de você, que vive do mesmo jeito há décadas. Vida real é aprendizado constante de ética, crescimento e ação no bem. Se você vive do mesmo jeito, mesmo conhecimento, mesmas amizades, mesma mentalidade, você está contra a Lei do Progresso.
Se vive indiferente ao próximo necessitado, está contra a Lei de Amor e Caridade, que se voltará contra você trazendo a dor para despertá-lo. “O que eu fiz a Deus para isto acontecer?”, perguntou-me um conhecido após um AVC.
“Nada. Você não fez a nada a Deus. Você não fez nada foi a si mesmo e ao próximo, respondi”. “Falta a você a alegria do bem feito aos outros”, disse Chico Xavier para um jovem triste que o procurou.
Os maltratadores de mulheres, quando não as matam, geralmente terminam seus dias, inválidos, dependendo delas. “Eu te ensino a ter uma relação amigável com a existência. Aprenda a arte de viver e poderá transformar veneno em néctar”.
Cresça com ética e compartilhe. Todos somos aprendizes, mas sem humildade não há evolução. Humildade é saber do seu valor, dos seus erros e defeitos, e corrigir-se. Hoje, melhor que ontem e amanhã melhor que hoje.
“O bem que quero fazer, não faço. O mal que não quero fazer, isto é que faço, mas pela Graça de Deus não sou mais quem fui”, desabafou o Apóstolo Paulo no início de sua caminhada para, no final de sua vida, afirmar: “Eu venci o bom combate, guardei a fé”!
Da Lei de Harmonia ninguém escapa. Vida é equilíbrio. Quem desequilibra tem que voltar para reparar e equilibrar. Ignorância, erro, arrependimento, sofrimento e reparação. Racistas voltam negros e defensores dos seus direitos. Machões voltam como mulheres oprimidas e os destruidores da natureza, como ambientalistas.
“Pense na vida como uma jornada rumo ao cume de uma montanha. Cada passo que você der é uma conquista, um processo em direção ao seu objetivo. No entanto, assim como o alpinista enfrenta desafios e obstáculos no caminho, você também encontrará dificuldades. Mas é justamente nesses momentos que a sua “vontade de potência”, da qual falou Nietszche, se fortalece”.
Força, foco e fé!