O que está acontecendo com os jovens? Por que tanto desânimo e má vontade? Por que tanto desrespeito com os pais? Esqueceram – ou não apreenderam – a importância do quarto Mandamento: \”honrar vossos pais para teres uma longa vida na terra que Deus vos dará”.
Por que tanto desrespeito com idosos e professores? Por que tanta discriminação? Nunca vi uma época de jovens tão fracos para enfrentar as dificuldades da vida como esta atual.
Diante de qualquer dificuldade fazem drama. Criticam colegas, escolas e professores para não estudar. Criticam trabalho e salário para não trabalhar. Criticam o momento atual do país para justificar o desânimo, esquecidos que daqui a pouco o país volta a crescer e voltam também as oportunidades.
Quando procuram outros afins para queixar-se é porque esse desânimo virou doença. Qualquer dificuldade se vence com o enfrentamento e ajuda especializada, se preciso for. Mesmo quando não se consegue, fica-se mais forte.
Por que é tão difícil acreditar em si? Porque nunca tentaram. Porque sempre colocaram a culpa nos outros. É preciso assumir sua fraqueza. Acreditar que pode fortalecer-se e vencer as batalhas que aparecerão na vida.
Desânimo é fraqueza, e fraqueza vence-se desenvolvendo-se em sabedoria. Sabedoria vem com o conhecimento aplicado mais a experiência. À medida que for fortalecendo-se, sentirá uma alegria diferente e confiança que ainda não tinha sentido.
Assim, será capaz de colaborar para fortalecer outros iguais, e isso lhe dará sentimento de utilidade, dignidade, mais confiança e mais alegria. Pare de culpar as pessoas e o mundo. Pare de justificar-se.
A vida tem sentido. Você nasceu para fazer um aprendizado e dar sua colaboração da melhor maneira possível de acordo com sua característica. Escolha um ideal e vá à luta com disposição. O que não der certo será experiência.
Aprenda com o psicanalista Carl Jung: \”o objetivo da vida é acender uma luz na escuridão do ser\”.
Força, foco e fé!