A Procuradoria-Geral da República apresentou denúncia contra o deputado federal Izalci Lucas (PSDB-DF) ao Supremo Tribunal Federal (STF) pelo crime de peculato (apropriação de recursos públicos). Segundo a ação, ele desviou doações feitas pela Receita Federal e pelo Tribunal de Contas da União (TCU) ao governo do DF entre 2009 e 2010, quando era secretário de Ciência e Tecnologia. As informações são do portal G1.
A denúncia faz referência a esses dois casos e, por isso, pede que ele seja processado duas vezes pelo crime. O documento de 13 páginas foi protocolado na última sexta-feira (15) e assinado pelo ex-procurador-geral da República, Rodrigo Janot, cujo mandato terminou no domingo (17).O caso está sob relatoria da ministra do STF Rosa Weber, que deve notificar o deputado para apresentar defesa prévia no processo. Em seguida, o processo será levado à Primeira Turma da corte, que decide se recebe ou não a denúncia da PGR.
Se a ação penal for recebida, Izalci se torna réu nos processos por peculato. Ao G1, o deputado disse que sofre perseguição política. \”É uma coisa totalmente política. Não tem o mínimo de fundamento essa acusação. Recebi material como secretário e encaminhei para a Fundação Gonçalves Lêdo, que fizeram as doações. O pedido que fiz foi mesmo para doações. Eram computadores usados, radinhos de pilha, bagulhos, bugigangas\”, afirmou.