O Hospital Materno Infantil (HMIB) acumula inúmeras irregularidades, colocando em risco a vida de pacientes e servidores. Essa foi a constatação da diretoria do Sindicato dos Enfermeiros do DF (SindEnfermeiro-DF) durante a visita de fiscalização, que foi realizada hoje (22/11/23) pelas diretoras Nayara Jéssica e Úrsula Batista.
Durante a vistoria, foi constatado que o HMIB está com o ar condicionado central do bloco Materno Infantil em manutenção, o que torna o ambiente insalubre para o trabalho. A rede elétrica de toda a unidade está precária, as paredes do hospital apresentam mofo, os banheiros têm vários azulejos quebrados.
A ala roxa do Centro Obstétrico, com três berços aquecidos, também está sem ar condicionado. Além disso, há falta de medicamentos e insumos básicos, como luvas cirúrgicas, algodão e ibuprofeno – analgésico e anti-inflamatório indicado para o alívio de dores e febre decorrentes de gripes e resfriados.
Diante do descaso, o risco de infecção hospitalar se prolifera na UTI Neonatal, com 15 bebês já infectados.
Representantes do sindicato entraram em contato com a direção do HMIB para exigir a resolução dos problemas. Foi informado que a peça para manutenção do ar condicionado chegou, mas ainda não há um prazo para o conserto.