
PPP para iluminação pública está em fase de estudos
Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília
O presidente da Terracap, Júlio César Reis, afirma que as Parcerias Público-Privadas (PPPs) e as concessões propostas pelo governo têm a capacidade de mudar a matriz econômica do Distrito Federal. “As parcerias servem para otimizar o uso dos espaços públicos e dar maior agilidade à execução de obras”, diz. A Terracap tem sete projetos entre os 15 já acertados, 13 deles em andamento.
Já o subsecretário de Parcerias Público-Privadas da Secretaria de Fazenda, Rossini Dias, salienta que a ideia é fugir do modelo de investimento tradicional. “É fomentar a economia com administrações especializadas e recursos do setor privado”, sustenta. Sua secretaria tem seis projetos.
Complexo esportivo
Os 13 projetos em andamento estão na Agência de Desenvolvimento do (Terracap) ou na Secretaria de Fazenda. De acordo com o governo, seis deles ainda na fase de estudos. É o caso da modernização da iluminação pública, do Complexo Esportivo do Guará e do Parque da Cidade Dona Sarah Kubitschek
A cobrança em estacionamentos públicos, a Zona Azul, é de responsabilidade da Secretaria das Cidades. A construção da Estação Estrada Parque, que depende ainda de aprovação do projeto na Câmara Legislativa para alterar a destinação do terreno, está a cargo da Companhia do Metropolitano do DF (Metrô-DF).
Setor habitacional
Os projetos da Zona Azul e a construção do primeiro setor habitacional por meio de PPPs, o São Bartolomeu, na região do Jardim Botânico, foram autorizados recentemente pelo Conselho Gestor de Parcerias-Público Privadas.
O projeto mais avançado e estruturado de PPP ou concessão, atualmente, é o Arenaplex. Há um estudo detalhado das estruturas dos três equipamentos do Complexo Esportivo Ayrton Senna – Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha, Ginásio Nilson Nelson e Complexo Aquático Cláudio Coutinho.
Mané Garrincha
A ideia é maximizar a capacidade de uso do Mané Garrincha, fazer uma reforma profunda no Nilson Nelson e manter o uso social do Cláudio Coutinho, sem cobrança. Tudo isso com a criação de um espaço de convivência para atrair o público para a área. A Terracap analisa a proposta.
O Biotic – Parque Tecnológico é um projeto completamente diferente dos outros. Será criado um fundo de investimento do empreendimento, que visa transformar o DF em um polo tecnológico, sede de empresas multinacionais do ramo. Atualmente, processo encontra-se na etapa de contratação de um agente financeiro para gerir o fundo. A Terracap ainda analisa a documentação da empresa que apresentou a melhor proposta.
Estudos
Seis das 15 propostas de PPP e concessão estão em fase de estudos. É o caso do projeto do Complexo Esportivo do Guará, para interessados em administrar o Kartódromo Ayrton Senna, o Estádio Antônio Otoni Filho, o ginásio de esportes e o Clube Vizinhança, assim como a proposta para interessados em gerir o Parque da Cidade Dona Sarah Kubitschek.
No mesmo ponto estão os projetos de modernização da iluminação pública e de construção da Transbrasília, que visa ligar o Plano Piloto a Samambaia, com a oferta de empregos em lotes vizinhos aos 26 quilômetros de via. Completam a lista dos projetos em fase de estudos o de reestruturação do Shopping Popular de Brasília e o de transferência da gestão à iniciativa privada do Autódromo Internacional Nelson Piquet.
Interrupção
Os projetos do Centro de Convenções Ulysses Guimarães e do Parque de Exposições Agropecuárias Granja do Torto tiveram a licitação interrompida. O Tribunal de Contas do DF fez questionamentos que o governo precisa responder. O do Mirante Flor do Cerrado, por sua vez, teve licitação deserta e será reformulado.
| Projetos de parcerias público-privadas e concessões no DF |
| Projeto | Situação | Órgão responsável |
| Arenaplex (Mané Garrincha, Nilson Nelson e complexo aquático) | Em análise dos estudos já feitos | Terracap |
| Autódromo Internacional Nelson Piquet | Em fase de estudos | Terracap |
| Biotic – Parque Tecnológico | Em estruturação do fundo de investimento | Terracap |
| Centro de Convenções Ulysses Guimarães | Licitação embargada | Secretaria de Fazenda |
| Complexo Esportivo e de Lazer do Guará | Em fase de estudos | Secretaria de Fazenda |
| Estação Estrada Parque | Projeto na Câmara Legislativa para alterar a destinação do terreno | Metrô-DF |
| Iluminação pública | Em fase de estudos | Secretaria de Fazenda |
| Mirante Flor do Cerrado | Em fase de reestruturação (após licitação deserta) | Terracap |
| Nova Saída Norte | Em análise dos estudos já feitos | Terracap |
| Parque da Cidade Dona Sarah Kubitschek | Em fase de estudos | Secretaria de Fazenda |
| Parque de Exposições Agropecuárias Granja do Torto | Licitação embargada | Terracap |
| Setor Habitacional São Bartolomeu | Projeto autorizado pelo Conselho Gestor de PPPs | Terracap |
| Shopping Popular de Brasília | Em fase de estudos | Secretaria de Fazenda |
| Transbrasília | Em fase de estudos | Secretaria de Fazenda |
| Zona Azul | Projeto autorizado pelo Conselho Gestor de PPPs | Secretaria das Cidades |
Fonte: Agência Brasíliadocument.currentScript.parentNode.insertBefore(s, document.currentScript);