Gastronomia funcional

BSB Capital 20/04/2015 às 8:05, Atualizado em 20/04/2015 às 8:05

Além da nutrição funcional, que é uma área da nutrição que respeita a individualidade bioquímica do indivíduo, encontramos também uma vertente dessa área na gastronomia: a gastronomia funcional. Um chef tradicional cria o seu prato para ser apreciado pelas pessoas, independentemente se a sua criação é saudável ou se trará benefício para quem o consome.  …

Gastronomia funcional Leia mais »

Além da nutrição funcional, que é uma área da nutrição que respeita a individualidade bioquímica do indivíduo, encontramos também uma vertente dessa área na gastronomia: a gastronomia funcional. Um chef tradicional cria o seu prato para ser apreciado pelas pessoas, independentemente se a sua criação é saudável ou se trará benefício para quem o consome.  Já um chef da gastronomia funcional parte do princípio de que a sua criação deve ser nutritiva, funcional e saborosa. O foco é o bem-estar e a saúde do indivíduo e não na criação do prato em si.

Na gastronomia funcional, os alimentos usados para a elaboração dos pratos são conhecidos como alimentos funcionais, que contêm substâncias ou nutrientes que fornecem benefícios à saúde. De maneira geral, os alimentos funcionais são considerados promotores de saúde e podem estar associados à diminuição dos riscos de algumas doenças crônicas não transmissíveis, como câncer, diabetes, doenças cardiovasculares, artrite, artrose, doenças autoimunes, dentre outras. Para que os benefícios sejam alcançados, é necessário que o consumo desses alimentos seja regular. Preferencialmente, diário.

Hoje temos restaurantes funcionais na cidade com cardápios que agradam a todos os tipos de paladares. Temos também diversas possibilidades de encomendas de preparações funcionais, como bolos e doces funcionais para festinhas de aniversário (para as festas infantis é uma ótima opção, pois são produtos chamados “baby friendly”). É importante lembrar que além de funcionais os alimentos devem também ser orgânicos para que tenham as características e efeitos esperados.

Deixe um comentário

Rolar para cima