- Advertisement -
Em meio ao processo de ajuste fiscal nas contas do governo, os gastos federais com passagens aéreas tiveram queda de 40,1% no primeiro trimestre deste ano, em comparação com os três meses iniciais de 2014. De acordo com dados do Ministério do Planejamento informados ao Fato Online, as despesas com passagens somaram R$ 52,2 milhões de janeiro a março de 2015, ante R$ 88,3 milhões em igual período do ano passado.
Segundo o secretário de Logística e Tecnologia da Informação do Planejamento, Cristiano Heckert, é difícil atribuir uma única razão para o forte recuo nas despesas com bilhetes aéreos. Apesar de reconhecer o impacto do ajuste fiscal em curso, ele não consegue mensurar o peso desse fator no movimento verificado nesse trimestre.
Heckert explica que outros fatores podem estar contribuindo também nessa trajetória. Ele cita, por exemplo, notícias de queda nos preços das passagens praticados pelas companhias aéreas e destaca o fato de se estar no início de uma nova administração, com mudanças de pessoal e adiamento de reuniões de comitês e grupos de trabalho do Executivo. “É um momento de transição de governo, que pode postergar um pouco esses gastos”, afirmou.