- Advertisement -
Dos 24 artistas, residentes em Brasília, que terão suas obras espalhadas pelo DF com o “Arte Quentinha”, seis deles foram convidados pela curadoria, assinada por Renata Azambuja. Para compor o restante dos trabalhos desta inusitada exposição itinerante, o site do projeto recebeu inscrições com obras de artistas, que enviaram 220 trabalhos. Foi dada então a difícil missão à curadora de selecionar 44 obras para uma votação online, e escolher ainda mais nove para participarem do projeto.
As indicadas por Renata Azambuja, para a votação popular, obtiveram um total de 13.921 votos. O álbum, com as 44 imagens, foi compartilhado 237 vezes e alcançou 175.296 usuários do site. “Foi um sucesso. Para se ter uma ideia, a obra mais votada conquistou 646 curtidas”, comemora Susanna Aune, coordenadora do projeto.
As artes vencedoras através da votação são de autoria de Alerrandro; Alexandre Togeiro; Fabio Pedrosa; Fernanda Pacca; Marcelo Calil; Coletivo Pântano de Manga; Sandra Uga; Solange Bogéa; e Coletivo Travas Elétricas. Já os seis artistas convidados pela curadora são Glênio Bianchetti, o homenageado; André Santangelo; Celia Matsunaga; Christus Nóbrega; Helena Lopes; e Rômulo Andrade.
Os nove artistas selecionados, a partir da convocatória para inscrição através do site, e que passou pelo olhar da curadora são Alice Lara; Coletivo Transverso; Eduardo Belga; Gomez; Ju dellama; Luda Lima; Maria Eugênia Matricardi; Moisés Crivelaro; e Santiago Mourão. “Renata Azambuja, com sua enorme sensibilidade, extraiu a essência da arte produzida no DF em suas diversas linguagens”, comenta Susanna.
Cada uma das 24 obras será impressa e replicada 10.830 vezes, chegando a um total de 130 mil saquinhos de pão, que serão distribuídos por padarias apoiadoras. Os trabalhos destes artistas brasilienses “irão tomar o DF com cheirinho e sabor de cultura a partir de setembro”, avisa a coordenadora.
- Advertisement -
Saiba mais:
Cine ao ar livre no CCBB
Confira os melhores destinos próximos ao DF para descansar e badalar
Cidade brasileira está entre as 9 mais bem planejadas do mundo