Escola do Recanto das Emas na final de Feira de Ciências

BSB Capital02/05/2022 às 13:43, Atualizado em 03/05/2022 às 16:22

Projeto do CEM 111 faz captação de água da chuva e irrigação automatizada

Foto: Divulgação

Da Redação

Estudantes e professores do Clube de Ciências do Centro de Ensino Médio 111 do Recanto das Emas foram finalistas da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace) 2022, realizada de forma virtual de janeiro a março deste ano. O projeto que alcançou tal reconhecimento é “Captação de água da chuva e irrigação automatizada”, que vem sendo desenvolvido na escola desde o início de 2021.

Os estudantes Maria Eduarda Rodrigues da Silva e Gabriel Menezes Alecrim e os professores Francisco Carlos da Costa (orientador) e Geldo Ferreira de Araújo (co-orientador) receberam certificados pela participação na qualidade de finalistas. O êxito coroou um trabalho de anos de estudos, pesquisas e projetos de divulgação científica no CEM 111, com participações nos encontros, feiras e atividades de ciências do Distrito Federal e de outros estados.

O projeto foi desenvolvido a partir da implantação de um reservatório de água da chuva, que permite a captação de 15 mil litros para utilização na horta e jardins da escola. Os estudantes desenvolveram o protótipo de um sistema de irrigação automatizado integrado ao reservatório, com sensores de umidade do solo, temperatura e luminosidade para controlar o momento certo de se fazer a irrigação das plantas, com economia de água e aumento da produção.

Febrace

Promovida anualmente pela Escola Politécnica da USP e realizada pelo Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC), a Febrace é a maior feira brasileira pré-universitária de ciências e engenharia em abrangência e visibilidade. Seu objetivo é estimular a cultura científica, a inovação e o empreendedorismo na educação básica e técnica, despertando novas vocações nessas áreas e induzindo práticas pedagógicas inovadoras nas escolas.

A Febrace é realizada desde 2003. Desde então, todos os anos mobiliza sua rede nacional de feiras afiliadas e seleciona finalistas para competições e feiras internacionais. Além disso, promove diversas oportunidades para estudantes e professores em temáticas relacionadas a Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática.

Leia mais em Brasília Capital

Deixe um comentário

Rolar para cima