- Advertisement -
Na mesma semana em que o governo derrubou barracos e desabrigou cerca de 400 famílias na invasão Nova Jerusalém, em Ceilândia, foi registrada parte do maior empreendimento de um programa habitacional. O Parque das Bênçãos, situado em uma área de 700 hectares entre Samambaia e Recanto das Emas, é pensado para ter 24.460 unidades habitacionais, que vão abrigar cerca de 90 mil pessoas. A Rodrigolândia — como é chamado pelos integrantes da lista de moradia do DF, em referência ao governador Rodrigo Rollemberg — é a maior iniciativa do Minha Casa, Minha Vida, programa nacional que repassará o dinheiro para o Morar Bem. Em dezembro do ano passado, foi inaugurado área em Manaus, com 5.384 unidades habitacionais, para 21 mil pessoas.
Segundo o presidente da Terracap, Alexandre Navarro, trata-se de um empreendimento de interesse social. “Nós tiramos pessoas de lugares como a invasão próxima ao Sol Nascente e oferecemos moradia regular e com todas as condições”, afirma. Navarro acrescenta que o setor habitacional vai gerar 8 mil empregos de forma direta e 21 mil indiretamente.
Até o momento, 50% do parcelamento está registrado no 3º Ofício de Registros Imóveis — o que corresponde à moradia de cerca de 45 mil pessoas, aproximadamente. No total, serão quatro trechos: o 1 e o 2 estão aprovados; o 3 e o 4 ainda devem passar pelo Conselho de Planejamento Territorial e Urbano do Distrito Federal (Conplan), da Secretaria de Gestão de Território e Habitação (Segeth). As residências serão destinadas a famílias que ganham entre um e cinco salários mínimos.