Caroline Romeiro (*)
Todo ano as pessoas escrevem matérias sobre a uva passas na ceia de Natal… Enfim, não vamos falar sobre isso aqui na nossa coluna no jornal! Essa discussão está ultrapassada.
Mas um assunto que vale a pena falar aqui é sobre as propostas que fizemos nessa mesma época em 2021 para alcançarmos em 2022. Você já fez a sua retrospectiva?
Muitas vezes, “perder peso”, “começar um exercício físico” e “começar uma dieta” estão presentes nas metas de início de ano. Então, vamos falar sobre essa última: começar uma dieta.
De fato, as mudanças sustentáveis no nosso hábito alimentar é que farão toda a diferença nos resultados observados na saúde.
Então, se você sabe que precisa fazer alguma mudança, em vez de pensar em dietas restritivas, por um período específico, coloque como meta para o próximo ano mudanças na alimentação que sejam sustentáveis e que podem te ajudar a ter mais saúde.
Alguns exemplos são retirar bebidas açucaradas, como os refrigerantes e sucos artificiais do seu cardápio, reduzir o consumo de ultraprocessados e comer ao menos três porções de frutas todos os dias.
E aí? Topa o desafio?
(*) Ex-presidente do Conselho Regional de Nutricionistas 1ª Região, Mestre em Nutrição Humana