O ministro da Economia, Paulo Guedes, deu declarações a respeito do dólar alto nesta quarta-feira (12), na cerimônia de encerramento do Seminário de Abertura do Ano Legislativo, em Brasília.
Ao mencionar momentos em que o real estava mais valorizado, Guedes afirmou que “Não tem negócio de câmbio a R$ 1,80. Todo mundo indo para a Disney, empregada doméstica indo para a Disney, uma festa danada”. O ministro acrescentou que a alta do dólar fará “todo mundo conhecer o Brasil”. “Vai para Cachoeira do Itapemirim, vai conhecer onde o Roberto Carlos nasceu. Vai passear no Brasil, vai conhecer o Brasil, que está cheio de coisa bonita para ver”, declarou.
No decorrer da fala, Guedes retomou a afirmação sobre empregadas domésticas, justificando que o câmbio estava tão baixo a ponto de todo mundo poder ir para a Disney, inclusive as classes mais baixas. “Todo mundo tem que ir para a Disney um dia, mas não é quatro vezes ao ano”, disse o ministro.
Nesta quarta-feira, com o quarto recorde seguido, a moeda americana chegou a R$ 4,35. O aumento foi impulsionado pela divulgação dos dados do varejo brasileiro e do maior otimismo em relação à contenção do coronavírus na China.