Celebrado no dia 5 de junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente deste ano foi voltado para a mudança climática, com o tema “Aumente sua voz, não o nível do mar”, baseado na designação da Organização das Nações Unidas de 2014 como o Ano Internacional dos Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento. O Dia Mundial do Meio Ambiente foi criado pela Assembleia Geral das Nações Unidas no dia 15 de dezembro de 1972, durante a Conferência de Estocolmo (Suécia), cujo tema central foi o Ambiente Humano. A sede das celebrações globais, este ano, foi a ilha caribenha de Barbados, por conta do investimento em projetos contra a mudança do clima.
- Advertisement -
Segundo informações do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), o nível dos mares aumentou de 10 a25 centímetros nos últimos 100 anos devido ao aquecimento global, sendo o dióxido de carbono responsável por 85% do aumento da temperatura da Terra nos últimos 10 anos.
Um caso de mudança climática que afeta diretamente a população tem se verificado no estado de São Paulo, onde o Sistema Cantareira, responsável pelo abastecimento de água para cerca de 9 milhões de pessoas, chegou ao nível de 9% após 4 anos com chuvas abaixo do previsto, e teve-se que recorrer à água que fica debaixo da tubulação do reservatório como estratégia de emergência para não interromper o abastecimento de água na região.
Em Brasília, a Câmara Legislativa comemorou o Dia Mundial do Meio Ambiente com atividades que começaram terça-feira (3) e foram até sexta-feira (6), no campus da Universidade de Brasília em Planaltina e na própria Câmara. Foram quatro dias de exposições, filmes, lançamentos de livros, apresentações de dança, peças de teatro, entre outras manifestações culturais. O edifício da Câmara ficará iluminado de verde até este domingo. A Semana do Meio Ambiente foi uma iniciativa da Comissão de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Ciência, Tecnologia, Meio Ambiente e Turismo da Câmara Legislativa.