O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) fará intervenções na Esplanada dos Ministérios, por causa da procissão de Nossa Senhora Aparecida, que ocorrerá em frente à Catedral Metropolitana de Brasília nesta quinta-feira (12), das 7 às 21 horas.
Todos os estacionamentos da catedral, inclusive os da Cúria, estarão interditados desde a noite desta quarta-feira (11). O objetivo é permitir a montagem da estrutura do evento e garantir segurança aos fiéis, que comemoram os 300 anos da Padroeira do Brasil.
Já as ligações das vias S1/N1 e N1/S1, no quadrante em frente à catedral, serão fechadas a partir das 6h30 desta quarta (12).
Também no feriado, a partir das 16h30, o trânsito na S1 será totalmente interditado e desviado para a L2 Sul.
A direção do fluxo da L2 Sul sentido Esplanada dos Ministérios será alterada para a ligação L2 Sul/L2 Norte, conhecida como Buraco do Tatu. Na N1, o trânsito vai ser interditado a partir das 18 horas, desde a L4 até a altura da L2 Norte.
Em todo o evento, fiscais controlarão o tráfego nas imediações da catedral, auxiliando na travessia de pedestres e no embarque e desembarque.
A expectativa do Detran é liberar o trânsito somente após a dispersão total do público, prevista para as 21 horas.
Nesta quinta (12), o metrô funcionará das 7 às 21 horas. A partir das 19 horas, porém, o embarque ocorrerá apenas na Estação Central. As demais estações estarão abertas apenas para desembarque.