- Advertisement -
No dia das mães, domingo (10), o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF) realizou ações educativas no Eixo Rodoviário (Eixão – Plano Piloto) e em frente ao Taguaparque com a distribuição de duas mil rosas amarelas. Além da homenagem ao dia das mães, foram dadas orientações sobre segurança no trânsito.
Durante a campanha educativa, que faz parte das atividades dentro do movimento do Maio Amarelo, foi feita também a entrega de bonés, panfletos e adesivos, com alertas para respeito, educação, cordialidade e paciência no trânsito em prol da redução nos índices de acidentes.
No Eixão do Lazer, mil motoristas foram abordados, orientados e receberam material da campanha. No Taguaparque, aproximadamente, 800 veículos foram alcançados pela ação educativa.
Destaca-se a importância das campanhas educativas, mas ressalta-se que a fiscalização é contínua. Desde o início da campanha, 30 de abril, até esta segunda-feira (11), dentro das ações do Maio Amarelo, o DER-DF já flagrou 319 condutores dirigindo sob a influência de álcool, dos quais 27 foram autuados criminalmente, além de outras duas prisões – uma por desacato e outra por corrupção ativa.
No balanço do fim de semana, de 7 a 10 de maio, foram abordados mais de mil veículos, lavrados 695 autos de infração, entre talonário eletrônico e de papel, dos quais 173 são por dirigir sob influência de álcool, 96 pelo uso do celular, 63 por trafegar em marcas de canalização ou acostamento, 45 por transitar em faixa exclusiva, 37 por estacionamento irregular e 281 por infrações diversas.
O DER-DF permanece trabalhando com ações educativas e de fiscalização ao longo de todo o mês com o objetivo de conscientizar a população sobre a necessidade de dirigir com prudência e cautela, levando em conta as condições adversas e os demais condutores da via.