Pesquisa do Datafolha realizada na 2ª quinzena de dezembro do ano passado revela que a confiança dos brasileiros nas Forças Armadas atingiu seu pior índice. O levantamento foi feito no contexto da divulgação de novos detalhes sobre a trama golpista de 2022, que contou com a participação crucial de militares, de acordo com a Polícia Federal.
Desconfiança – Em comparação com o levantamento de março, a confiança nos militares caiu de 37% para 34%, enquanto a desconfiança aumentou de 23% para 24%. Já o percentual daqueles que afirmaram confiar um pouco subiu de 39% para 40%. O índice de confiança voltou ao nível de setembro de 2023, o mais baixo já registrado.
Democracia — A pesquisa revelou, ainda, que 69% dos brasileiros consideram a democracia como a melhor forma de governo, enquanto 8% acreditam que, em certas circunstâncias, é melhor uma ditadura. Outros 17% responderam que tanto faz. Quando comparado ao levantamento de março, os números variaram dentro da margem de erro — dois pontos percentuais para mais ou para menos.