As crianças do Sol Nascente tiveram a chance de encontrar o ídolo Arthur Antunes Coimbra, o Zico, nesta segunda-feira (7), durante o lançamento do projeto Golaço Social, no Centro Olímpico e Paralímpico (COP) Parque da Vaquejada.
A iniciativa, organizada pela Secretaria de Esporte e Lazer (SEL-DF) em parceria com o Instituto Brasil de Economia Criativa (Ibraec), visa utilizar o esporte como ferramenta de transformação social, inclusão e desenvolvimento para crianças e adolescentes de famílias de baixa renda. Um sorteio selecionou 225 alunos, com idades entre 10 e 12 anos, regularmente matriculados no ensino fundamental. O anúncio dos escolhidos foi feito no evento com Zico.
A partir do dia 12, eles participarão de aulas de futebol e futsal, duas vezes por semana — às segundas e sábados — durante dez meses. Cada um receberá um kit contendo chuteira, caneleira, camisa, calção, meião, squeeze e mochila. Uma das turmas de futsal será dedicada exclusivamente a pessoas com deficiência.
Ao final do curso, acontecerá a Copa Golaço Social Interna, onde as turmas competirão entre si. “Investir na prática de esportes para nossas crianças e adolescentes é uma poderosa ferramenta de transformação. Isso traz diversos benefícios para a saúde física e mental, além de preparar melhor os jovens para a vida. Ao levar essa oportunidade para regiões vulneráveis, abrimos inúmeras portas, inclusive para o futuro profissional de nossos cidadãos”, destacou a vice-governadora do DF, Celina Leão.