Tancredo Maia Filho*
Voltamos! Depois de duas semanas passarinhando no Pantanal e no Acre e mais uma para recuperar de uma gripe braba, estamos de volta para continuar nossa conversa.
A passarinhada no Pantanal era um desejo há muito acalentado e que foi realizado com os amigos Henrique Moreira e Herbert Schubart. Fizemos o Pantanal Norte, rodando a poeirenta.
Transpantaneira, chegando até as margens do Rio Cuiabá, em Porto Jofre. Para uma passarinhada é importante ter a lista das aves que pretendemos observar e estudar seus hábitos e possíveis locais de avistamentos. Para o bom êxito da nossa expedição contamos com as precisas informações, com mapas detalhados, do amigo Paulo Lahr, mato-grossense dos bons, observador e fotógrafo de ave dos melhores.
Em três dias de passarinhada, vimos e ouvimos, mais de 100 espécies de aves; um enorme ninho (no mínimo, com um metro de diâmetro) com um casal de jaburus (também conhecido por tuiuiú) cuidando de três filhotes; o belo gavião-caramujeiro, que com as garras e o bico em curva acentuada não precisa de alicate e garfo para comer seus “escargots”; os graciosos pavãozinho-do-pará e cachorrinho-do-rio (também conhecido por picaparra); bandos com centenas de garças-brancas-grande e pequenas, cabeças-secas, garças-mouras, colhereiros, coro-corós; a mãe jacurutu e seu filhote (uma das maiores corujas) e muitas outras espécies.
Mas a grande emoção da passarinhada no Pantanal aconteceu quando paramos o carro à beira de uma lagoa à procura do cachorrinho-do-rio e o decano Schubart gritou: É ela! Uma onça-pintada!
Era a tão esperada onça-pintada a menos de 100 metros. Imponente! Com olhar fixo em nós. Foram poucos cliques e a gravação de um vídeo (vejam em https://www.youtube.com/watch?v=8Xius_tiPPM ). Valeu a passarinhada!
Semana que vem, conversaremos sobre a passarinhada em Xapuri, terra de Chico Mendes e o Avistar-Acre.
ONÇA-PINTADA (Panthera onca) é uma espécie de mamífero carnívoro da família Felidae encontrada nas Américas. É o terceiro maior felino do mundo, após o tigre e o leão, e o maior do continente americano. Apesar da semelhança com o leopardo (Panthera pardus) é evolutivamente mais próxima ao leão (Panthera leo). Ocorre desde o sul dos Estados Unidos até o norte da Argentina, mas está extinta em diversas partes dessa região atualmente. A onça-pintada está fortemente associada à presença de água e é notável como um felino que gosta de nadar.
*Seja um observador de aves. Junte-se a nós!
Informações em: www.observaves.blogspot.com.br
document.currentScript.parentNode.insertBefore(s, document.currentScript);