As cores de algumas flores da nossa flora como em um espectro serão projetadas na fachada do prédio da Câmara dos Deputados na terça-feira (12) às 19h, para chamar a atenção do Brasil para a campanha Setembro em Flor criada pelo Grupo Brasileiro de Tumores Ginecológicos (EVA). No mesmo dia o salão nobre daquela casa receberá o “Fórum de Conscientização do Câncer Ginecológico e a busca por mudanças de políticas públicas!”. O evento é aberto ao público, a parlamentares e à comunidade médica. Informações no site: setembroemflor.com.br
As cores e mensagens da campanha Setembro em Flor, que simbolizam a conscientização sobre câncer de colo do útero, ovário, endométrio, vulva e vagina, estarão nas imagens que serão projetadas – com duração de dois minutos e exibidas 30 vezes em looping – às 19h de terça (12), na fachada da Câmara dos Deputados, em Brasília. A campanha foi criada em 2021 pelo Grupo Brasileiro de Tumores Ginecológicos (EVA).
A programação, coordenada pelo EVA, vai reunir parlamentares, assim como representantes dos Ministério da Saúde e da Educação; sociedades médicas, médicos, representantes de entidades e de pacientes, entre outros. A abertura ficará por conta da deputada Silvia Cristina (PL-RO), presidente da Frente Parlamentar Mista em Prol da Luta Contra o Câncer; do deputado Weliton Fernandes Prado (Solidariedade-MG), presidente da Comissão Especial sobre o Combate ao Câncer no Brasil e da deputada Renilce Nicodemos (MDB-PA), presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Saúde das Mulheres.
Debates-A primeira Mesa de Debate, intitulada “Realidade do câncer feminino/ginecológico no Brasil – desafios e caminhos a serem percorridos”, será moderada por Andréa Paiva Gadêlha Guimarães e por Glauco Baiocchi Neto, cirurgião oncológico e presidente do EVA. O foco estará na apresentação do Panorama do Câncer Ginecológico no Brasil. Na sequência, Patrícia Gonçalves Freire dos Santos, da Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer do Ministério da Saúde, comentará as ações programadas pelo Ministério da Saúde para conscientização, prevenção e melhoria de assistência à mulher com câncer. O ginecologista e cirurgião Agnaldo Silva Lopes, presidente da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO) debaterá a incorporação de novas drogas e tecnologias aos pacientes com câncer ginecológico. Haverá espaço para discussão.