Com certeza alguém já tem chamou para participar de uma empresa de marketing multinível – modelo de venda que trabalha com a criação de rede e que, no ano passado, registrou R$ 40,4 bilhões em negócios (fonte: Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas- ABEVD).
Como qualquer outro ramo de negócio, atuar nesse mercado exige planejamento. Isso significa pensar as ações necessárias para organizar a venda e o relacionamento com os clientes e outros possíveis vendedores com potencial para compor sua rede. Um plano de negócios pode ajudar a organizar todas essas informações.
A analista do Sebrae Minas Andreza Capelo dá algumas dicas para quem vai atuar na área. Confira:
Verifique com cuidado o montante a ser investido e os prazos de pagamento. A previsão de retorno é fundamental para diminuir os riscos nesse tipo de negócio.
Veja se está confortável no papel de abordar os amigos e conhecidos, tanto para fazer a venda de produtos quanto para recrutá-los como vendedores.
Busque referências da empresa em fontes oficiais (site da empresa e o próprio recrutador), em sites de reclamação ou com ex-vendedores e clientes.
Faça um planejamento que deixe claro as metas que pretende atingir mês a mês. Resultados abaixo do aceitável indicam necessidade de novas abordagens ou projetos.
Quando há indícios de que as metas desejadas são inatingíveis ou muito distantes, ou surgir uma oportunidade mais rentável ou realizadora, é melhor desistir do negócio.
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