Caroline Romeiro (*)
Você sabia que o que você come, desde alimentos isolados ao padrão alimentar como um todo, pode influenciar o seu humor? Exatamente! Alimentos ricos em triptofano favorecem o bom humor.
Níveis reduzidos desse neurotransmissor podem acarretar desequilíbrios no humor, sendo que não só o seu precursor triptofano, mas também as coenzimas relacionadas à sua conversão devem ser monitoradas na dieta (vitaminas e minerais, especialmente a piridoxina).
Isto leva as concentrações de serotonina a alcançarem níveis ótimos no cérebro, o que significa, em termos não técnicos, dizer que devemos ter na dieta alimentos fontes de triptofano. São eles: aves (frango), peixes (salmão, sardinha, bacalhau, atum), iogurte e kefir, sementes de girassol, abóbora, nozes e amêndoas, além de arroz integral, feijão, lentilha e ervilha.
Mas o grande alimento fonte de triptofano é a banana! Sim, nossa banana, rica em potássio, carboidratos e triptofano pode te ajudar a dormir bem e ter um bom humor ao longo do dia.
Claro que o conjunto da ópera faz a diferença. Então, um padrão alimentar rico em antioxidantes, com alimentos ou suplementos anti-inflamatórios, também irão nos ajudar, como o Ômega 3.
Ah!…e um intestino que não funciona bem também pode te deixar de mau-humor. Não à toa, o mau-humor muitas vezes é considerado sinônimo de “enfezado”, que na origem está relacionado a uma pessoa constipada.
Quadros de depressão e ansiedade também sofrem influência do que nós comemos. Mas depois falaremos especificamente sobre esses dois temas. Por enquanto, vamos ficando por aqui, sobre esse interessante poder que os alimentos têm até no seu humor!
Portanto, quer ter bom humor, é melhor procurar um bom nutricionista!
(*) Presidente do Conselho Regional de Nutricionistas 1ª Região
Instagram: @carolromeiro_nutricionista