Querendo mudar de ares, fazer coisas diferentes ou apenas curtir as festas de final de ano com uma comidinha especial? O Brasília Capital selecionou algumas receitas que você pode acrescentar na sua ceia.
Vegana
Assado de Lentilhas
Ingredientes
Para o assado:
250 g de lentilhas
1/2 xícara de vinho tinto seco
1 cebola
2 dentes de alho
2 folhas de louro
1 colher (chá) de alecrim
1/2 xícara de shoyu
1/2 colher (chá) de pimenta-do-reino recém-moída
1/4 xícara de cheiro-verde picado
1 xícara de aveia em flocos finos
1 colher (sopa) de azeite
100 g de cogumelos paris frescos
50 g de cogumelos shiitake
Sal a gosto
Óleo para untar
Para o coulis de tomate:
8 tomates maduros
2 folhas de louro
Folhas de 1 ramo de manjericão lavadas
2 colheres (chá) de açúcar mascavo
2 colheres (chá) de sal
1/2 colher (chá) de canela em pó
1 colher (chá) de orégano
2 colheres (sopa) de suco de limão
Preparo
Deixe a lentilha de molho no vinho com 1 xícara de água quente. Junte a cebola cortada em 4, os dentes de alho, as folhas de louro e o alecrim por cerca de 1 hora. Leve ao fogo e cozinhe até que o caldo seque e as lentilhas estejam macias. Se necessário, acrescente mais água. Processe a lentilha cozida com os temperos, adicione o shoyu, o sal, a pimenta e o cheiro-verde, obtendo uma massa uniforme. Transfira para uma vasilha, junte a aveia e reserve.
Refogue os cogumelos no azeite por 5 minutos, retire do fogo, pique e junte-os à massa de lentilhas. Despeje a massa em uma forma de bolo inglês untada com óleo e asse em banho-maria, em forno pré-aquecido (200º C) por 50 minutos. Enquanto isso, prepare o coulis: pique os tomates, coloque-os em uma panela, adicione 1/2 xícara de água e todos os demais ingredientes. Cozinhe em fogo baixo por 1 hora e depois passe por uma peneira, apertando com o dorso de uma colher. Sirva sobre o assado de lentilhas, acompanhado de salada de folhas verdes.
Rendimento: 12 porções
Cuscuz Marroquino com Berinjela e Tomate
Ingredientes
2 berinjelas
300 ml de caldo de legumes
250 g de cuscuz marroquino (semolina)
1 dente de alho
2 tomates
Manjericão fresco a gosto
Sal e pimenta a gosto
Azeite
Preparo
Corte as berinjelas em cubos. Aqueça o azeite numa panela e junte a berinjela, sal e pimenta a gosto. Corte os tomates em cubos e reserve. Deixe dourar a berinjela, junte o dente de alho e o cuscuz. Deixe tostar o cuscuz na gordura do azeite. Junte o caldo de legumes e retire do fogo. Tampe para criar vapor e deixe cozinhar entre 4 a 5 minutos. Verifique o tempero e corrija, se necessário. Pique o manjericão grosseiramente e reserve. Mexa o cuscuz com um garfo para soltar os grãos e coloque numa travessa. Junte o manjericão e o tomate, regue com azeite e envolva tudo.
Acesse aqui outras receitas veganas
Vegetariana
Farofa de legumes e ovos
Ingredientes
- 100manteiga
- 3colheres (sopa) de azeite de oliva
- 1cebola grande picada
- 2dentes de alho picados
- 1/2pimentão vermelho cortado em cubos
- 1abobrinha cortada em cubos
- 2cenoura raladas grossas
- 1/2xícara (chá) de azeitona verde picadas
- 3xícaras (chá) de farinha de milho
- 2ovo cozidos
- sala gosto
- pimenta-do-reinoa gosto
Modo de preparo
Em uma panela, derreta a manteiga e junte o azeite. Doure a cebola e o alho.
Junte o pimentão, a abobrinha, a cenoura, a azeitona, o sal e a pimenta. Refogue por aproximadamente 3 minutos.
Misture delicadamente a farinha de milho até ficar uma farofa bem úmida. Desligue o fogo e, por cima, coloque os ovos cozidos passados na peneira. Sirva.
Rabanada Caramelizada
Ingredientes:
2 xícaras (de chá) de leite vegetal
1 colher (de chá) de essência de baunilha
2 pães franceses (ou pão vegano de sua preferência)
1/4 de xícara (de chá) de açúcar demerara
1/2 colher (de chá) de canela em pó
3 colheres (de sopa) de água
2 colheres (de sopa) de óleo vegetal
Farinha de trigo para empanar
Açúcar e canela a gosto para polvilhar
Modo de Preparo:
Em uma tigela, coloque o leite vegetal e a essência de baunilha, misture e reserve.
Corte os dois pães franceses em fatias com cerca de 2cm e molhe-as levemente no leite vegetal, escorrendo bem para sair o excesso de líquido. Não deixe as fatias muito molhadas, pois elas podem “derreter” quando fritar.
Coloque farinha de trigo em um pratinho, e empane as fatias umedecidas, batendo para tirar o excesso.
Em uma frigideira grande e antiaderente, coloque o açúcar, a canela, a água e o óleo vegetal, misture e deixe ferver. É importante deixar o fogo baixo.
Quando começar a borbulhar coloque as fatias de pão e deixe-as fritando na calda por cerca de dois minutos, virando-as para dourar do outro lado também.
Verifique se os dois lados estão dourados e desligue. Polvilhe com açúcar e canela, ou só canela, a gosto. Está pronto!
*Se sua frigideira não for muito grande e não couber todas as fatias, repita o processo. Você pode dividir a quantidade dos ingredientes da calda para cara vez que for fazer, e depois acrescentar açúcar na hora de polvilhar; ou fazer as caldas com a mesma quantidade da receita para as duas frigideiras, e polvilhar apenas com canela no final.
Acesse aqui para outras receitas vegetarianas
Para quem gosta de carne
Lagarto recheado para o Natal
Ingredientes
- 3 colheres de sopa de óleo
- 1 peça de lagarto
- 2 tiras grossas de bacon
- 1 linguiça calabresa
- 2 dentes de alho picados
- 2 folhas de louro
- Água quente
- Sal a gosto
Molho
- 1 xícara de tomate picado
- 1 xícara de cebola picada
- 1 colher de suco de limão
- 2 colheres de sopa de azeite
- 1 pimenta dedo-de-moça picada (opcional)
- 4 colheres de sopa de molho de carne
- 2 folhas de alecrim
- 2 colheres de sopa de salsinha picada
- Sal a gosto
Acompanhamento
- 3 xícaras de mini batatas
- ½ xícara de cebola picada
- 2 colheres de sopa de salsa picada
- 2 colheres de sopa de margarina
Modo de preparo
Em uma panela, coloque a margarina, a cebola e as mini batatas, adicione água e deixe cozinhar. Após um tempo, coloque o molho da carne na mistura. Para dissolver o molho, coloque os cubos em um copo com água morna.
Na hora de comprar a peça de lagarto, prefira uma que já esteja limpa, caso contrário precisa limpar a carne para o preparo.
Quando for fazer o corte da carne, precisa ter muita atenção para não abrir ao meio. Com a faca fure o meio do lagarto, não transpasse a faca, deixe 2 cm da carne de lagarto sem cortar, não fure também de um lado para o outro, faça apenas um furo no meio, o suficiente para caber as tiras de bacon e a linguiça. Uma dica para abrir o corte é fazer um movimento rotacional com a faca.
Dentro da parte cortada do lagarto, coloque a linguiça e o bacon congelado. É importante que ele esteja congelado, pois em temperatura ambiente ele fica muito mole e pode quebrar na hora de colocar.
Em uma panela grande, despeje um pouco de óleo ou azeite e coloque a carne de lagarto com a parte da gordura voltada para baixo, deixe dourar todas as partes da carne, acrescente o alho, a cebola picada e misture bem, adicione uma xícara de vinho branco, o molho de tomate, os ramos de alecrim, as folhas de louro e a salsinha picada. Acrescente 1 litro de água quente à panela ou até cobrir o lagarto pela metade.
Em uma tigela, coloque o tomate, a cebolinha, a salsinha e a pimenta-dedo-de-moça, pegue um pouco do molho que está na carne, para adicionar a mistura, complemente com o suco de 1 limão, misture bem. Esse será um dos acompanhamentos do lagarto.
Para finalizar, coloque a carne, em um prato grande, as batatas em volta, o molhinho da batata por cima da carne e junto acrescente o molho do acompanhamento em cima do lagarto e está pronto para servir.
Cordeiro Assado
Ingredientes:
- 1 Pernil de cordeiro
- 3 Dentes de alho amassados
- Pimenta do reino
- Sal a gosto
Modo de preparo:
- Essa receita é muito fácil de ser feita. Primeiramente tempere o cordeiro com pimenta do reino, alho e sal.
- Deixe a carne pegar um pouco o sabor. Em quanto isso forre uma assadeira com papel alumínio.
- Coloque o cordeiro já temperado na assadeira, e forre também a carne com o papel. Deixe por 40 minutos, retire o papel e deixe a carne dourar por mais 10 minutos.
- E está pronto. Fica delicioso com todos os complementos tipicamente natalinos, como arroz colorido e batata.
Para outras receitas de carnes acesse aqui
Aproveitando comidinhas no dia seguinte:
Paella picante de peru
Doure 350 g de calabresa defumada em rodelas. Reserve. Numa caçarola grande que possa ir ao forno, aqueça ¼ de xícara de azeite. Refogue 1 cebola picada até dourar. Junte 1 pimentão picado e cozinhe por mais 3 minutos. Adicione, nesta ordem: 2 xícaras de arroz, 1 envelope de açafrão, 4 xícaras de caldo de galinha, 4 tomates picados, 1 colher (chá) de orégano e ½ colher (chá) de pimenta caiena. Deixe ferver, tampe e cozinhe em fogo baixo por 15 minutos. Misture 4,5 xícaras de sobras de peru, 1 xícara de ervilhas congeladas e a calabresa. Asse no forno por 10 minutos.
Peru à chinesa com amêndoas
Numa frigideira grande, aqueça 2 colheres (sopa) de óleo e frite, por três minutos, ½ cebola picada, 4 xícaras de repolho picado e 1 xícara de salsão (aipo) picado. Junte ½ colher (chá) de açúcar, ¾ de xícara de caldo de galinha, ¼ de xícara de água, 1 colher (sopa) de shoyu e 1 colher (chá) de óleo de gergelim. Deixe ferver por mais três minutos. Aí adicione 1 colher (sopa) de maisena dissolvida em 2 colheres (sopa) de água. Quando ferver, acrescente 2 xícaras de sobras de peru picadas. Sirva com arroz branco e salpique lascas de amêndoa levemente torradas.
Sanduíche de peru com gorgonzola
Esfarele ¼ de xícara de gorgonzola sobre a mesma quantidade de maionese e misture bem até obter um patê. No pão de fôrma (ou outro de sua preferência), monte os sanduíches com esse patê, fatias de sobras de peru, folhas de radicchio e tiras de bacon crocantes. Toste os dois lados do sanduba numa frigideira com um pouco de manteiga derretida. Sobras das carnes e legumes
Farofas são as opções ideais, pois além de saborosas são bastante nutritivas: \”Aqui não há nada mais delicioso do que uma farofa bem brasileira, toda colorida e cheia de combinações\”, sugere o chef.
Sobremesas rápidas reaproveitando o panetone
Pavê de Tiramissu
Intercale camadas de sobras de panetone com um creme feito com 3 gemas batidas, 1 lata de creme de leite e açúcar à gosto. Polvilhe chocolate em pó e sirva gelado.
Crouton Doce
Corte o panetone em quadradinhos e os torre levemente numa frigideira com uma colher se sopa rasa de manteiga sem sal. Sirva com sorvete e cobertura. Outra dica é intercalar sobras de panetone e bolas de sorvete de sua preferência.
Acesse aqui outras receitas para uma ceia de baixo custo
Salada Nobre
Preparo:
Cozinhe o fusili integral na água com sal pelo tempo recomendado na embalagem. Escorra e lave bem com água fresca filtrada para parar o cozimento. Acrescente o restante dos ingredientes, misture bem, e é só servir
Ingredientes:
Sobras do chester ou peru desfiadas (pode ser substituído por lombinho ou tender), 1 lata de milho, 2 xícaras de macarrão fusili integral, 200g de queijo prato picado, 1 tomate picado, 2 colheres de sopa de azeite extra-virgem, tempero verde picado, sal e pimenta do reino a gosto
Suco Detox Ceia de Natal
Ingredientes:
500 ml de água gelada, 8 unidades de morango, 3 fatias de abacaxi, 2 folhas de hortelã, 1 ameixa, 1 kiwi, 1 pitada de gengibre em pó, 1 colher de nozes ou linhaça. As frutas acima podem ser substituídas pelas que foram usadas para decorar a mesa de Natal
Preparo:
Bata todos os ingredientes no liquidificador com duas pedras de gelo, passe para uma jarra com peneira, acrescente mais um pouco de gelo e sirva