Começa vacinação para pessoas com 64 anos

BSB Capital 15/04/2021 às 20:36, Atualizado em 06/04/2022 às 14:39

Com chegada de mais 72.818 doses, GDF anuncia imunização desse grupo no fim de semana

Imunização contra a Covid-19 no DF Foto: Geovana Albuquerque/Agência Saúde D

Pessoas com idade a partir de 64 anos poderão começar a ser vacinadas neste fim de semana. Isso porque mais 72.818 doses de vacina chegaram ao Distrito Federal na sexta-feira (16). A remessa conta com doses para uso em primeira aplicação (D1) e para reforço (D2).

A distribuição da primeira dose será assim: 43.140 para ampliar a vacinação de idosos de 65 e 64 anos; 2.237 para profissionais das forças de segurança; 3.906 para profissionais de saúde, cuja imunização será retomada na segunda-feira (19), de acordo com o agendamento para aqueles aptos a receber a primeira dose. 

No entanto, será possível ampliar para 4.414 doses, pois 508 doses do agendamento passado, que tinham sido separadas para perda técnica, serão usadas nesta fase. Além dos cidadãos com 64 anos ou mais, os postos vão atender quem já recebeu a primeira dose e está com o calendário do cartão indicando a data de retorno.

Divisão – A maior parte dos imunizantes é da vacina Oxford/AstraZeneca (40.971 doses), todas elas destinadas para D1. Da vacina CoronaVac, são 31.847 doses, sendo 23.535 para D2. A divisão das doses foi definida pelo Ministério da Saúde.

“O governo federal nos solicitou que aumentássemos o percentual de reserva técnica, já que os frascos da CoronaVac estavam vindo com doses a menos”, explica o secretário de Saúde, Osnei Okumoto.

Diante da alta procura nos finais de semana, a Secretaria de Saúde decidiu expandir os postos de vacinação em todo o DF. No sábado (17) e no domingo (18) serão 13, sendo quatro com acesso exclusivamente presencial, ou seja, a pé, em Samambaia, Recanto das Emas, Ceilândia e Sobradinho.

Já no Estádio do Bezerrão (Gama), no Guará e em Planaltina, a vacinação será feita tanto em quem chegar a pé quanto de carro, nos chamados drive-thru. No Shopping Iguatemi (Lago Norte), no Jardim Botânico, em Ceilândia, no estacionamento da Unieuro de Águas Claras, no Taguaparque, em Taguatinga, e no Parque da Cidade, na Asa Sul, o atendimento será diretamente nos carros.

Até quinta-feira (15), 335.485 pessoas já haviam recebido a primeira dose da vacina e outras 115.798, a segunda.

Leitos – Também na sexta-feira (16), a Secretaria de Saúde recebe a estrutura dos três hospitais de campanha. Agora, a pasta fará a vistoria e a testagem dos pontos de oxigênio para, posteriormente, equipá-los. A previsão é de que os 300 novos leitos no Gama, Ceilândia e no Autódromo de Brasília sejam entregues à população até o final de abril.

Na terça-feira (13), a  Secretaria de Saúde publicou, em edição extra do Diário Oficial do DF, retificação do detalhamento do objeto descrito no projeto básico para contratação das empresas que vão fazer a gestão dos três hospitais de campanha.

As empresas terão o prazo de 48 horas para apresentação de novas propostas, além do prazo anterior de oito dias previstos no edital que está sendo retificado. A Secretaria de Saúde considera que essa retificação não altera a programação de assinatura de contrato nos próximos dias.

Após essa assinatura, a empresa terá até 15 dias para iniciar o funcionamento e o atendimento nos hospitais de campanha. As estruturas serão administradas pela empresa vencedora pelo prazo de 180 dias.

Deixe um comentário

Rolar para cima