De olho em 2026, o governador Ronaldo Caiado (UB) nomeou Maria Caroline Fleury de Lima para a Secretaria do Entorno do DF. A indicação passou pela ex-deputada Flávia Arruda (sem partido), com as bênçãos do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL).
Maria Caroline Fleury foi secretária de Assuntos Parlamentares à época de Flávia Arruda na Secretaria de Governo da Presidência, na gestão Bolsonaro. Pré-candidato ao Planalto em 2026, Caiado começa a agradar lideranças de uma possível federação entre o União Brasil e o Progressista, que se chamaria União Progressistas.
Mesmo derrotada por Damares Alves (Republicanos) na disputa pelo Senado em 2022, Flávia Arruda, ex-PL, acumulou capital político para as próximas eleições. E já pavimenta o ingresso numa das duas legendas da possível futura Federação.
Prioridades
Maria Caroline será a primeira titular da SEDF, criada com a reforma administrativa do Executivo goiano, sancionada em fevereiro. A pasta tem entre suas atribuições o assessoramento aos municípios do Entorno do DF para tornar mais eficiente o relacionamento com órgãos estaduais e federais.
A expansão do BRT de Santa Maria (DF) até Luziânia e a busca por subsídios para evitar aumentos nas passagens serão prioridades da secretária, que também tentará buscar recursos no governo federal para investimentos em mobilidade urbana, geração de empregos, saneamento e infraestrutura para a região do Entorno.