Olá, meus queridos! Nas próximas quatro semanas, o meu artigo será sobre o emprego do acento grave, o famoso sinal indicativo de crase. Eu já falei sobre o assunto em outras oportunidades, mas quero agora tratar de alguns casos especiais que pouco são citados. Podemos considerá-los exceções.
Para começar, quero falar sobre o emprego do acento grave antes da palavra casa. Segundo a norma padrão, quando a palavra casa é núcleo de algum termo regido pela preposição “a”, o emprego do acento grave é proibido. Veja nos exemplos abaixo:
- Eu cheguei a casa bastante cansado. (e não “cheguei em casa”, ok?)
- Ele voltará a casa para buscar a carteira.
- Você vai a casa antes da festa?
Todavia, caso o substantivo em questão apresente algum especificante, o acento grave passa a ser obrigatório.
- Eu cheguei à casa de festas bastante cansado.
- Ele voltará à casa dele para buscar a carteira.
- Você vai à casa de seus pais antes da festa?
Outra consideração importante: se antes da palavra “casa” vier algum determinante que faculte (como “sua”) ou obrigue (como “mesma”) a ocorrência de um artigo definido, o emprego do acento grave ocorre.
Vou explicar em outras palavras: os pronomes possessivos facultam a ocorrência de artigo definido. Por isso, com a preposição já exigida pelo termo regente, o emprego do sinal indicativo de crase é facultativo. Já o pronome demonstrativo “mesma” obriga a colocação de um artigo definido anteposto a ele e, por isso, a ocorrência do acento grave passa a ser obrigatória. Confira os exemplos:
- Eu cheguei à sua casa bastante cansado (nesse caso, o acento grave é facultativo).
- Você vai à mesma casa antes da festa? (nesse caso, o acento grave é obrigatório).
Viu como não é complicado? Considero que apenas o que está ilustrado em 1, 2 e 3 faz parte de um caso especial. O resto está em conformidade com o que já sabemos acerca do acento grave!
Na semana que vem, discutiremos mais um tópico! Até lá!