Carbofobia

BSB Capital 26/06/2022 às 9:00, Atualizado em 27/06/2022 às 11:10

Por que tanto medo dos carboidratos?

Caroline Romeiro (*)

Certamente, em algum momento, se você pensou em mudar algo na sua alimentação por precisar emagrecer uns quilinhos, você deve ter pensado em tirar o pãozinho ou o arroz da sua dieta. Acertei?

Isto porque, hoje em dia, o senso comum traz a ideia de que os carboidratos são os grandes responsáveis pelo ganho de peso da população. Essa ideia, passada de forma descontextualizada, está errada. Afinal, os carboidratos são nossa fonte primária de energia, ou seja, as nossas células precisam de glicose que vem do carboidrato presente nos alimentos.

As fontes de carboidratos são cereais (arroz, milho, trigo) e seus derivados, como macarrão e pão, raízes e tubérculos, como mandioca e batatas, além das frutas e hortaliças. Esses alimentos, consumidos de forma equilibrada, sem exagero devem fazer parte da nossa alimentação.

O problema está sempre no exagero, no desequilíbrio, ou quando optamos pelo consumo de fast foods e alimentos ultraprocessados, que têm uma quantidade muito elevada de carboidratos, especialmente o açúcar de adição (extra).

 No contexto da alimentação saudável, todos os alimentos fontes de carboidratos in natura ou minimamente processados devem fazer parte da dieta.

E você leitor, tem carbofobia? Você exagera nos carboidratos ou tem um consumo saudável desses alimentos?

Se você precisa emagrecer, procure um nutricionista!

        (*) Presidente do Conselho Regional de Nutricionistas 1ª Região

Instagram: @carolromeiro_nutricionista

Leia mais em Brasília Capital

Deixe um comentário

Rolar para cima