A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) está notificando 20 mil usuários por meio de comunicados distribuídos aos imóveis pelos leituristas para garantir a atualização dos dados desses clientes.
O cadastro da Companhia prevê que os clientes atualizem dados pessoais, como CPF ou CNPJ, documento pessoal digitalizado, telefone, e-mail, além de documentos que comprovem a posse, propriedade ou ocupação do imóvel (confira a lista completa dos documentos).
Há sete anos, a Caesb faz essa atualização de forma contínua para que os clientes possam receber benefícios sociais a que têm direito, visto que a tarifa social e outros programas estão diretamente relacionados ao CPF ou ao CNPJ dos usuários. A atualização também é necessária para evitar a suspensão no fornecimento de água.
Passo a passo
O superintendente de Comercialização da Caesb, Diego Rezende Ferreira, explica que a atualização cadastral é necessária para que o usuário, de fato, tenha um comprovante de seu vínculo com o imóvel e facilite a comprovação de residência e solicitação de serviços ao longo do tempo.
“Desde a publicação da Resolução nº 14, da Adasa, em outubro de 2011, o vínculo da Caesb com os usuários passou a ser por meio da relação contratual entre pessoa física ou pessoa jurídica. Mas, alguns dos 700 mil usuários ainda não atualizaram o cadastro”, explica Ferreira.
A atualização cadastral pode ser feita após cadastro prévio no site da Caesb. Na sequência, deve ser acessado o Autoatendimento, clicando em “Alteração do Titular da Conta”. Também é possível atualizar os dados pelo App da Caesb, em “Alterar Titularidade”, pela Agência Virtual, por meio do e-mail agenciavirtual@caesb.df.gov.br.
Presencialmente, o usuário pode ir às unidades do Na Hora de Ceilândia, Riacho Fundo, Taguatinga e Gama, por meio de agendamento prévio, no site da Caesb. Durante a pandemia, os escritórios de atendimento da empresa estão fechados por medidas de segurança, mas tão logo seja retomado o atendimento presencial, a atualização cadastral também poderá ser realizada nos escritórios regionais.
Débitos
Caso o cliente possua débitos junto à Caesb, eles deverão ser negociados para efetivação da atualização cadastral. O usuário pode parcelar as contas em aberto pelo site www.caesb.df.gov.br, via Autoatendimento, ou presencialmente nas unidades do Na Hora, com agendamento prévio no site da Caesb.
Para o parcelamento, o consumidor deve levar cópia e original dos documentos pessoais e dos documentos de propriedade ou posse do imóvel. Caso o consumidor tenha dúvidas quanto à autenticidade do comunicado enviado, pode entrar em contato pelo telefone 115.