Os empregados da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) terão novas regras para registro de ponto e férias durante pandemia do novo coronavírus (Covid-19). A frequência será registrada por meio de sistema eletrônico on-line. A diretoria da companhia expediu o comunicado sobre as novas regras nesta terça-feira (24).
No documento, ela informa que quem estiver em escala de expediente presencial, o registro poderá ser feito direto na Folha de Ponto. A medida foi adotada para evitar o risco de transmissão do coronavírus – considerado alto quando o equipamento é utilizado para o registro da frequência por meio da impressão digital de cada pessoa.
Outra medida anunciada pela empresa foi a remarcação de férias. Com as novas regras, foi permitido aos empregados o cancelamento de férias agendadas para os meses de maio e junho deste ano com um prazo reduzido, menor que o habitual, passando de 50 para 30 dias de antecedência.
A Caesb é a primeira empresa pública a divulgar esse tipo de regra para o período da pandemia. Também tomou várias decisões para a garantia da saúde de seus colaboradores. Na nota, a diretoria diz que o intuito é manter o abastecimento regular à população. “As atividades da Empresa são consideradas essenciais e não podem parar. Os serviços de água e esgoto prestados são indispensáveis pois, se não forem não oferecidos, colocam em perigo a sobrevivência, a saúde ou a segurança da população”, informa.
O documento diz ainda que, “para a continuidade dos serviços de saneamento necessários à prevenção ao coronavírus, que se baseia principalmente na higiene das pessoas e na redução do contato pessoal, vários serviços da Caesb estão sendo prestados pelos empregados e colaboradores de forma virtual, presencial com equipes reduzidas ou em escala de plantão”.
As atividades operacionais, como tratamento e manutenções emergenciais nas redes de água e esgoto, estão funcionando regularmente e os chefes de equipe estabeleceram rotinas para evitar aglomeração de pessoas no local de trabalho, com o revezamento dos colaboradores. As equipes de manutenção estão à disposição para serviços essenciais.
A empresa pública também cobrou das suas prestadoras de serviço a comunicação de todos os casos suspeitos ou confirmados do coronavírus, bem como as medidas adotadas, de forma a resguardar a saúde dos empregados terceirizados.
Atendimento ao cliente
O comunicado informa que os escritórios regionais continuam fechados para o atendimento presencial ao público. “Para os clientes, os serviços estão sendo prestados de forma ininterrupta pelos meios virtuais, como site, aplicativo e Central de Relacionamento com o Cliente, pelo número 115.
Por esses canais, a população pode solicitar revisão ou segunda via de contas, alteração de titularidade e vencimento, consumo de água, consulta de protocolos, parcelamento de débitos, 1ª ligação de água, autoleitura, ressarcimento de danos, alteração do titular ou do vencimento da conta, religação de água, revisão de débitos, manutenção de redes, além de serviços comerciais como análise de contas, atualização de cadastro e religação.