Entrar
  • Expediente
  • Anuncie Aqui
  • Fale Conosco
BSB Capital
  • Política
  • Cidades
  • Geral
  • Brasil
  • Esporte
  • Turismo
  • Colunistas
  • Pelaí
  • Versão impressa
Lendo: Black Friday renova 96,8% do estoque do comércio do DF
Compartilhado
Aa
BSB CapitalBSB Capital
  • Geral
  • Política
  • Cidades
  • Pelaí
  • Versão Impressa
Pesquisar
  • Política
  • Cidades
  • Geral
  • Brasil
  • Esporte
  • Turismo
  • Colunistas
  • Pelaí
  • Versão impressa
Tem uma conta existente? Entrar
Siga-nos
© 2023 BSB Capital. Todos os Direitos Reservados
BSB Capital > Blog > Economia > Black Friday renova 96,8% do estoque do comércio do DF
EconomiaGeral

Black Friday renova 96,8% do estoque do comércio do DF

Veja outros resultados do setor, segundo pesquisa do Instituto Fecomércio

mm
Redação Publicados 20 de dezembro de 2023
Compartilhado
José Aparecido da Costa Freire -Foto:Reprodução/FECOMERCIO

As promoções da última sexta-feira de novembro, que marcam o início das vendas de Natal, movimentaram o setor de comércio do Distrito Federal. Pesquisa de pós-vendas do Instituto Fecomércio-DF, aponta que 96,8% dos estabelecimentos renovaram seus estoques para as vendas de final de ano após a Black Friday de 2023. O desempenho supera os 83,9% registrados em 2022.

A adesão dos lojistas ao período de descontos foi de 94%, o que significa 11 pontos percentuais acima do índice previsto na pesquisa de expectativa. O período da Black Friday teve alta importância para a maior parte dos lojistas do DF (55,12%). No geral, 50,54% do comércio teve vendas melhores em 2023 no comparativo com a performance do ano anterior. Outros 31,10% disseram que as vendas foram iguais e 18,37% informaram que o apurado foi pior.

Os artigos de eletroeletrônico e vestuário atraíram mais consumidores e lideraram as médias de faturamento por segmento (56 mil e 34 mil, respectivamente).  “A Black Friday se mostra cada vez mais inserida no calendário do comércio brasileiro. Ela chegou para otimizar a dinâmica dos lojistas na renovação de estoque e impulsionamento das vendas no fim de ano”, explicou o presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire.

Na avaliação dele, “pelo que pudemos ver, no DF, as lojas de rua e de shopping, de fato, conseguiram aproveitar essa oportunidade e atrair os clientes para participar do período de promoção, pois cerca de 50% dos entrevistados disseram que as vendas foram melhores que no ano passado”, completou José Aparecido.

Também houve crescimento na adesão às estratégias de vendas. Na primeira consulta, 69,95% planejavam usar técnicas para atrair consumidores na Black Friday. Já na segunda pesquisa, aproximadamente 86%, afirmaram ter utilizado estratégias de vendas, resultado cerca de 24% maior que o expectado. As principais estratégias aplicadas foram as promoções (32,96%), a diversidade de produtos (19,61%) e a divulgação em veículos de comunicação (15,16%).

A maioria das lojas vendeu mais no cartão de crédito (84,21%), seguido pela modalidade débito (15,44%). O meio físico seguiu conquistando mais clientes, com 99,3% do apurado, enquanto apenas 0,7% venderam mais através da internet.

Metodologia – Os dados da pesquisa foram coletados de 29 de novembro a 19 de dezembro de 2023. A abordagem aos lojistas compreendeu uma amostra de 502 empresas. O principal objetivo dessa segunda medição é apurar o resultado das vendas efetivamente alcançadas na Black Friday 2023. Visando a acurácia dos resultados, a pesquisa de Pós-Vendas foi aplicada no mesmo campo amostral utilizado para a pesquisa sobre a Expectativa de Vendas realizada anteriormente pelo Instituto Fecomércio.

Compartilhe este post
Facebook Twitter Pinterest Whatsapp Whatsapp Telegram Email Link de cópia Impressão
post anterior Valorize a Ceia de Natal!
Próximo artigo ag}enca Senado Federal Depois de 15 anos, PPCUB dará fim à colcha de retalhos que Brasília virou
Deixe um comentário
Imagem

Você pode gostar também

Economia

Turismo cresce 5,4% no primeiro trimestre de 2025

As atividades turísticas no Brasil cresceram 5,4% no primeiro trimestre de 2025, quando comparado ao mesmo período do ano passado.…

1 leitura mínima
colaboradoresGeralMundo

Conflito no Industão

Industão ou Indostão é como era conhecida a região que constitui o chamado subcontinente indiano, compreendendo os atuais territórios da…

6 leitura mínima
EconomiaMundo

China vai investir R$ 27 bi no Brasil

O presidente da Agência de Promoção de Exportações (Apex Brasil), Jorge Vianna, anunciou que empresas chinesas vão investir R$ 27…

2 leitura mínima
colaboradoresEsporteGeral

Quem não tem a Canarinha, caça com a CBF

Pelo andar da carruagem, teremos grandes emoções pela frente com a antiga chamada Seleção Canarinha, porque o cenário que se…

2 leitura mínima
BSB Capital
BSB Capital

Sobre

  • Anuncie Aqui
  • Fale Conosco
  • Politica de Privacidade
  • Versão Impressa
  • Expediente

Sobre

  • Anuncie Aqui
  • Fale Conosco
  • Politica de Privacidade
  • Versão Impressa
  • Expediente

Blogs

  • TV BSB Notícias
  • Pelaí
  • Nutrição
  • Chico Sant’Anna
  • Espiritualidade

Colunas

  • Geral
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte

© Copyright 2011-2024 Brasília Capital Produtora e Editora de Jornais e Revistas LTDA.
GB Criação de sites

Removido da lista de leitura

Desfazer
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?