Caroline Romeiro (*)
Tenho visto muitos profissionais, inclusive nutricionistas, falando sobre a influência do biotipo como um fator determinante para o emagrecimento. O biotipo tem sido usado, há décadas, pela ciência dos esportes como uma forma de caracterizar alguns padrões que podem ter melhor desempenho associado a algumas modalidades esportivas.
Mas temos determinadas características que podem trazer alguma relação com maior facilidade ou não para acumular gordura ou ganhar massa muscular, o que pode influenciar nesse processo. Mas lembre-se: não é determinante!
Ectomorfo – Biotipo relacionado a baixo volume muscular e reduzida quantidade de gordura corporal. Geralmente, pessoas mais magras têm esse biotipo.
Mesomorfo – Biotipo relacionado a um corpo musculoso e com baixa quantidade de gordura corporal.
Endomorfo – Relacionado a um corpo mais arredondado e mais largo. Geralmente, pessoas com esse biotipo tendem a acumular mais gordura corporal. Portanto, existe maior dificuldade para perder peso.
Apesar destes serem os principais somatotipos, um mesmo indivíduo pode apresentar características de outros tipos. Porém, sempre haverá predominância de um destes em relação ao outro. E você? Consegue se identificar com algum deles?
Bom, quero deixar claro que nada muda o fato de a combinação de exercício com alimentação ser o principal determinante do processo do emagrecimento.
(*) Mestre em Nutrição Humana e Doutoranda em Ciências da Saúde
Linkedin: linkedin.com/in/caroline-romeiro-0609a281
Instagram: @carolromeiro_nutricionista