O conselheiro do Tribunal de Contas do DF José Roberto Paiva Martins completa 75 anos no dia 1º de dezembro. Mas se despediu do cargo numa sessão especial na quarta-feira (24), num evento transmitido pelo canal da Corte no Youtube.
“Essa é uma das raras vezes em que o Tribunal se reúne em sessão especial para homenagear um de seus membros às vésperas de sua aposentadoria. É muita consideração e sincera amizade para com este servidor público, que sempre procurou servir da melhor forma possível a sua pátria e seu povo”, discursou Paiva Martins, agradecendo ainda pela qualificação do corpo técnico do Tribunal e, em especial, dos servidores do seu gabinete.
Vaga aberta
A aposentadoria de Paiva Martins abre uma vaga destinada à carreira de auditor (Conselheiro Substituto). Mas, no momento, não há nenhum profissional concursado que possa ser indicado. Isto abre a possibilidade de o governador Ibaneis Rocha nomear um aliado.
Briga
André Clemente, secretário de Economia, é o grande nome do Executivo local para a vaga. No entanto, a disputa por trás dos holofotes foi intensa nos últimos dias. Disputaram nos bastidores a indicação para a função vitalícia vários deputados distritais e pelo menos uma federal: Celina Leão (PP).
Uma vaga no TCDF oferece R$ 33 mil de salário, além de um importante cargo na administração distrital. Cabe ao TCDF, por exemplo, avaliar as contas do Governo e indicar falhas que podem acarretar até mesmo em um processo de impeachment do governador. Além de poderoso, o cargo é vitalício.
Líder isolado
Ainda que a disputa nos bastidores esteja a todo vapor, Ibaneis já tomou partido por André Clemente. “Vamos esperar a publicação da aposentadoria de Paiva Martins. Saindo, vamos fazer a indicação (do nome de Clemente) para a Câmara Legislativa”, disse o governador.
Já além das discussões sobre a indicação, o GDF já costura com os deputados para que o nome de Clemente seja validado pela Casa já na próxima quarta-feira (1º).
Passagem de bastão
Segundo Ibaneis, Clemente deixará o cargo no Governo do DF e alguém da equipe do atual secretário assumirá a função, até que um outro nome seja escolhido.
“Certamente será alguém da equipe dele, para fazermos a transição. Depois podemos escolher outro nome. Esperamos que a publicação da aposentadoria do conselheiro Paiva Martins saia na segunda-feira e vamos fazer a indicação do André ao TCDF”, disse Ibaneis.
Carreira
Paiva Martins tomou posse como conselheiro do TCDF em 22 de agosto de 2013 em vaga destinada à carreira de auditor (conselheiro substituto), da qual ele fazia parte desde junho de 1991.
No total, são 30 anos de trabalho na Corte de Contas, sendo oito como conselheiro e 51 como servidor público.