Ir para o conteúdo
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
Facebook X-twitter Instagram
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa

Brasil

Bancários exigem investigação rigorosa contra Pedro Guimarães

  • Sindicato dos Bancários
  • 29/06/2022
  • 19:33

Compartilhe:

Foto: Reprodução Facebook

Sindicato dos Bancários de Brasília

Nada que venha do atual governo surpreende mais a opinião pública. São desmandos que envergonham a Nação, a exemplo dos recentes assassinatos do indigenista Bruno Pereira e do jornalista britânico Dom Philips, e os desvios no Ministério da Educação em conluio do ex-titular da Pasta, Milton Ribeiro, com pastores evangélicos.

Desde terça-feira (28), porém, os brasileiros estão estarrecidos com a notícia publicada na imprensa de que o presidente da Caixa Econômica Federal praticou assédio sexual contra, pelo menos, seis funcionárias do banco.

Pedro Guimarães assumiu a presidência da Caixa logo após a posse de Jair Bolsonaro e tornou-se um dos integrantes do governo mais próximos do presidente da República. Agora, as graves denúncias de assédio moral e sexual exigem resposta firme de toda a sociedade, especialmente dos empregados da Caixa.

Mobilização

Foto: Reprodução Facebook

Por isto, o Sindicato realizou um ato, na quarta-feira (29), em frente à sede do banco, em Brasília, em defesa e acolhimento às vítimas; do imediato afastamento de Pedro Guimarães da presidência da Caixa; e rigorosa apuração das denúncias nos campos criminal, civil e administrativo.

O Sindicato das Bancárias e dos Bancários de Brasília (DFBancarios) convocou, ainda, entidades representativas das empregadas e empregados Caixa e parlamentares a se juntarem e posicionarem exigindo um basta na cultura do desrespeito, intolerância, objetificação e violência contra as mulheres. Também foi feito um Twitaço com as Tags #AfastamentoJá, #ApuraçãoAssedioPG #ForaPGdaCaixa.

O presidente do Sindicato, Kleytton Morais, gravou um vídeo convocando a categoria a se solidarizar e acolher as vítimas da brutalidade e comprometendo a entidade com apuração dos fatos para montagem de um dossiê a ser entregue às autoridades policiais e judiciárias.

Foto: Reprodução

Parlamento

A deputada federal Erika Kokay (PT-DF), ex-presidente do Sindicato, também propôs ações contra o assédio sexual do presidente da Caixa. Entre elas:

a) Representação ao Ministério Público do Trabalho para abertura de inquérito para investigar eventuais crimes e ilegalidades no âmbito das relações de trabalho;

b) Denúncia junto à Comissão de Ética Pública da Presidência da República para análise sobre suposta infração ao Código de Conduta da Alta Administração Federal;

c) Representação junto ao Ministério Público Federal pleiteando que o órgão faça pedido de afastamento imediato de Pedro Guimarães da Presidência da Caixa Econômica;

d) Requerimento de audiência pública da CTASP sobre assédio sexual no mundo do trabalho.

e) Requerimento de convocação do ministro da Economia, Paulo Guedes, para que explique ações em relação à conduta de Pedro Guimarães;

f) Requerimento de informação ao ministro Paulo Guedes sobre quais ações foram adotados no caso;

g) ofício à Procuradoria da Mulher da Câmara para que esta acompanhe as investigações.

Leia mais em Brasília Capital

Compartilhe essa notícia:

Picture of Sindicato dos Bancários

Sindicato dos Bancários

Colunas

Orlando Pontes

Galípolo almoçou com Vorcaro antes da falência do Banco Master

Caroline Romeiro

Dieta carnívora: cuidado com promessas fáceis!

José Matos

Morrendo prematuramente

Júlio Miragaya

A ojeriza da burguesia a Lula e ao PT

Tesandro Vilela

Quando a comida grita e a informação cala

Júlio Pontes

Veja o desempenho dos senadores do DF no Instagram em janeiro

Últimas Notícias

Veja o desempenho dos senadores do DF no Instagram em janeiro

2 de fevereiro de 2026

No DF, PL deve caminhar com Celina e Ibaneis. Em Goiás, com Vilela e Caiado

2 de fevereiro de 2026
Hugo Motta (esq.) e Davi Alcolumbre (dir.) na abertura dos trabalhos legislativos. Imagem: TV Senado

AO VIVO: Acompanhe a abertura dos trabalhos legislativos

2 de fevereiro de 2026

Saúde aplica remédio que previne infecções respiratórias em prematuros

2 de fevereiro de 2026

Newsletter

Siga-nos

Facebook X-twitter Instagram

Sobre

  • Anuncie Aqui
  • Fale Conosco
  • Politica de Privacidade
  • Versão impressa
  • Expediente
  • Anuncie Aqui
  • Fale Conosco
  • Politica de Privacidade
  • Versão impressa
  • Expediente

Blogs

  • TV BSB Notícias
  • Pelaí
  • Nutrição
  • Chico Sant’Anna
  • Espiritualidade
  • TV BSB Notícias
  • Pelaí
  • Nutrição
  • Chico Sant’Anna
  • Espiritualidade

Colunas

  • Geral
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Geral
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
Facebook X-twitter Instagram
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso

© Copyright 2011-2025 Brasília Capital Produtora e Editora de Jornais e Revistas LTDA.