“Um dos ativos mais importantes de uma instituição financeira é a imagem. Costuma-se dizer que um prejuízo não quebra banco, mas boatos sobre uma quebra de podem levá-lo à bancarrota. É conveniente que o BRB se pronuncie, para silenciar os que, de forma irresponsável e infame, atentam contra a sua solidez, e dar tranquilidade aos empregados e ao mercado”, comenta Edson Ivo, empregado do BRB e diretor do Sindicato dos Bancários de Brasília.
Esta situação tem gerado, inclusive, notícias espetaculosas em sites do Distrito Federal, o que contribui para elevar este desconforto, um verdadeiro desserviço ao banco. Até uma faixa apócrifa atacando o presidente do BRB surgiu no fim de semana em frente à sede.
É importante esclarecer que o Sindicato dos Bancários de Brasília não tem nenhuma responsabilidade sobre este episódio, como algumas pessoas rapidamente tentaram deixar transparecer. O Sindicato se utiliza de meios institucionais para se comunicar, e jamais lança mão de meios ofensivos para tentar desqualificar alguém.
O BRB é um patrimônio do povo do DF e instrumento fundamental na geração de emprego, renda e de oferecimento de serviços à sociedade. Desta forma, para que se dissipe qualquer fantasia e especulação sobre a saúde financeira do banco, é imprescindível que sua diretoria, em particular o presidente Paulo Henrique, se pronuncie, obviamente observando o sigilo de dados inerente ao negócio bancário, pois há um ditado que diz que “quem cala consente”.
Cabe também perguntar a quem serve plantar a semente da dúvida sobre a perenidade do banco e a quem esta possibilidade traria benefícios. O Sindicato enviou ao BRB, na segunda-feira (6), o ofício nº 6/2023 (veja fac-simile), solicitando informações sobre os atrasos e requerendo a imediata divulgação do resultado com pagamento da PLR aos funcionários.
A saúde financeira do banco é do interesse de todos os empregados a longo prazo. E, a curto prazo, a divulgação do resultado significa também o pagamento da PLR, direito adquirido com luta e mantido com luta.
O Sindicato dos Bancários de Brasília tem absoluta convicção de que o BRB é sólido e viável e continuará a prestar todos os serviços de qualidade que a população do DF precisa e merece.