Políticos, ministros de Estado, movimentos sociais e sociedade civil participarão, nesta quarta-feira (8), às 11h, de um ato em defesa da democracia, no mesmo dia em que bolsonaristas invadiram e depredaram prédios públicos há dois anos, em Brasília. Segundo o Partido dos Trabalhadores, haverá um abraço simbólico à Praça dos Três Poderes, com a presença do presidente Lula.
“Foi muito grave o que aconteceu. Nós sabemos muito bem que isso precisa ficar muito vivo na nossa memória, para que isso não se repita nunca mais”, disse a vice-presidente do PT-DF, Rosilene Corrêa.
O ex-deputado federal Geraldo Magela endossou o convite.“Vamos nos encontrar com o presidente Lula, com a militância democrática. A democracia vai sobreviver a todas essas tentativas de golpe e nós estaremos do lado certo, do lado da democracia”.
No Palácio do Planalto, obras de arte danificadas durante as invasões serão devolvidas oficialmente após restauração. Entre os convidados que já confirmaram presença estão os comandantes do Exército, da Marinha e da Aeronáutica e o vice-presidente do STF, ministro Edson Fachin, além de parlamentares governistas.