Um dos maiores desafios de qualquer negócio na atualidade é aprofundar a conexão com seus clientes. Atrair, reter e identificar necessidades dos consumidores são pontos cruciais que podem ser alcançados a partir do uso de novas tecnologias. Por isso, as empresas que souberem aproveitar as inovações e tendências provenientes do setor tecnológico poderão alcançar resultados intensos.
Houve um tempo em que o uso de papel era mais comum em escritórios ao redor do mundo. A chegada dos computadores e da internet impactou bastante na mudança deste cenário. Planilhas deixaram de existir fisicamente, caixas com documentos impressos passaram a ser digitalizadas, cartas deixaram de ser enviadas dando lugar ao email. Realmente não dá para negar o desenvolvimento tecnológico no setor corporativo.
Nas últimas duas décadas a progressão de aparatos tecnológicos tem se intensificado. Algumas corporações têm se apropriado deste momento para alcançar mais resultados e escalar seus negócios de uma forma exponencial. A seguir será possível acompanhar alguns destes avanços.
Realidade Aumentada
Enquanto a Realidade Virtual se caracteriza por ser criada via computador e ser 100% virtual, a Realidade Aumentada propõe a interação do mundo físico com o mundo real. As duas
modalidades apresentam diversas experiências voltadas para o mundo dos games, por exemplo. Uma das formas de vivenciar a Realidade Virtual é em jogos de poker online. Inúmeras empresas têm se apropriado deste ambiente para envolver cada vez mais seus usuários. No caso do poker, é como se o internauta estivesse na mesma mesa com os demais adversários, com a vantagem de poder jogar as suas mãos de poker com pessoas de qualquer parte do mundo.
Beacons
Um dispositivo que usa o bluetooth para se comunicar com os smartphones. Os beacons têm sido utilizados principalmente por redes de varejo para impactar consumidores que estão próximos de determinadas lojas. Um exemplo poderia ser uma loja de calçados onde o cliente recebe uma notificação no celular ao se aproximar da mesma. Como o foco na experiência dos usuários é um dos objetivos do marketing de proximidade, o beacon pode ser utilizado pelas empresas para tal. Além de receber uma notificação de uma condição especial, através do aplicativo da loja, o consumidor teria ainda a possibilidade de finalizar o pagamento no próprio app e apenas retirar o produto fisicamente.
Impressão 3D
Imprimir os próprios utensílios, personalizar o ambiente de trabalho, criar novos produtos. As possibilidades que a impressão 3D apresenta são incalculáveis. Com a popularização das impressoras 3D, alguns setores como o de Arquitetura, Saúde, Automotivo e Educação têm se apropriado dos benefícios deste tipo de impressão. O resultado? A produção de próteses, materiais decorativos, peças de carro e até réplicas de órgãos para auxiliar no ensino. Esta tem sido inclusive uma forma encontrada por muitas empresas otimizar seus investimentos.
Big Data Analytics
Um conjunto de dados enorme que circula nas redes pode ser a explicação mais básica do que é o Big Data. Seu uso corporativo se caracteriza como Big Data Analytics, explorado por empresas para prever tendências de comportamento do consumidor e identificar dados demográficos e econômicos.
Cada negócio deverá utilizar e adaptar todas as inovações tecnológicas aos seus produtos e serviços, mas é possível esperar ver cada vez mais essas ferramentas sendo utilizadas para atrair e comunicar com os consumidores e também otimizar recursos. Tudo isso só pode ser positivo para os consumidores em geral, pois cada vez mais terão produtos e serviços adaptados a suas necessidades e desejos.