Correligionário do governador Rodrigo Rollemberg, o deputado distrital Juarezão (PSB) foi eleito nesta segunda-feira (21) como o novo vice-presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal. Único candidato à vaga, ele foi aprovado por unanimidade entre os 14 deputados presentes. A sessão foi encerrada em cerca de 20 minutos, sem votação de projetos.
Juarezão deve permanecer no cargo até a eleição da próxima Mesa Diretora, prevista para o início de 2017. A vice-presidência estava desocupada desde a última quarta (17), quando Liliane Roriz (PTB) renunciou ao posto na Mesa.
Dez distritais não compareceram à votação, incluindo os três parlamentares do PT. O líder do partido, Wasny de Roure, informou que a bancada se ausentaria por considerar que a atual Mesa Diretora não tem \”legitimidade\” para conduzir o processo.
\”A renúncia da deputada Liliane Roriz e a eleição de um outro deputado distrital para completar o mandato não afastam, muito menos eliminam a gravidade dos fatos denunciados nos meios de comunicação, com forte indício de sua veracidade material\”, diz nota do partido.
No discurso de posse, Juarezão declarou que assume o cargo com \”muita satisfação\” e que é uma pessoa \”humilde e honesta\”. Ele se esquivou de perguntas sobre as recentes denúncias de corrupção dentro da Câmara.
Joe Valle retorna – Durante a sessão extraordinária, foi anunciado o retorno à Casa do deputado Joe Valle (PDT), que ocupava a Secretária do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos desde outubro de 2015. Como o regresso de Joe, deixa o cargo de deputado o suplente Roosevelt Vilella (PSB), que também era titular da CPI da Saúde.